[ABE-L] Papos Aleatórios - 20/setembro - 14:30 - sala 302G

Patricia patricialusie em yahoo.com.br
Qua Set 11 10:48:07 -03 2019


 Bom dia a todos,

Convido a todos a participarem do próximo Papos Aleatórios que ocorrerá dia 20 de setembro de 2019, sexta, às 14h30m no Gragoatá e será conduzido pelos professores Carlos Eduardo Mathias Motta (GMA-IME-UFF) e Ana Beatriz Monteiro Fonseca (GET-IME-UFF).
Local: UFF - Gragoatá - IME - bloco G - sala 302Título: Avalia - Testes Diagnósticos 2017-2, 2018-1 e 2018-2
Resumo:    
As grandes taxas de evasão que se dão nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática na UFF são diferentemente justificadas por alunos, professores e componentes fundamentais de gestão acadêmico-administrativa universitária (coordenações, departamentos, pró reitoria, etc.). Dentre os alunos, as sucessivas reprovações nos cursos iniciais (Cálculo, Matemática Básica, Geometria Analítica) lideram as justificativas para a evasão, enquanto, para professores, lideram os apontamentos genéricos do tipo ?os alunos não sabem matemática básica?, ?os alunos não estão motivados?, etc. São poucas as pesquisas que incluem a realização de avaliações diagnósticas capazes de efetivamente apontar quais conhecimentos básicos ainda estão em construção por parte dos alunos ingressantes, ou de como as notas obtidas no processo de seleção (ENEM) se relacionam com o efetivo conhecimento dos alunos. Torna-se necessária a elaboração de uma avaliação diagnóstica local, referenciada por uma matriz mais próxima dos conteúdos elementares (como ocorre com a matriz do SAEB/Prova Brasil), cujos itens sejam capazes de revelar deficiências mais específicas e erros mais comumente cometidos pelos alunos, a fim de serem considerados pelos professores responsáveis pelas disciplinas iniciais, pelos departamentos e pelas coordenações. O objetivo do presente projeto de pesquisa é construir instrumentos úteis à avaliação diagnóstica dos alunos ingressantes nos cursos de Estatística, Licenciatura e Bacharelado em Matemática, e Licenciatura e Bacharelado em Física. Para isso, foi construída uma matriz de referência para o teste diagnóstico, a partir da Matriz do SAEB 3º ano do Ensino Médio, identificando as habilidades consideradas necessárias para o bom desempenho nas disciplinas de Matemática Básica, Pré-Cálculo, Cálculo e Geometria Analítica, que eventualmente não estejam presentes na matriz originária. Foi elaborado um teste diagnóstico contendo 60 itens, que foi aplicado aos ingressantes de 2017.2 a 2018.2. Para os mesmos alunos foi aplicado um questionário para levantamento do perfil socioeconômico do aluno, da caracterização de sua história escolar, sua da entrada na UFF e no respectivo curso. Também foram coletadas informações de desempenho em disciplinas iniciais, a partir dos históricos escolares dos mesmos alunos. Os resultados permitiram avaliar e validar a consistência da metodologia adotada, e apontar algumas relações entre variáveis levantadas e caminhos para um acolhimento e acompanhamento mais efetivo dos ingressantes.

Att,Patrícia Lusié Velozo da CostaChefe do Departamento de Estatística
Instituto de Matemática e Estatística - Universidade Federal Fluminense
Tel 2629-5000 ramal 6594 - www.est.uff.br

  
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