[ABE-L] Seminário de Educação Estatística

Marcos Nascimento Magalhaes marcos em ime.usp.br
Qua Set 25 16:15:13 -03 2019


 Olá a todos,
Teremos no dia 27, 6a feira, às 16 hs. na sala B-1 do IME-USP o seminário
de Educação Estatística de setembro/2019.
O professor Heliton Tavares (UFPa) apresenta "Uso da Teoria da Resposta ao
Item em avaliações nacionais (ENEM, SARESP, etc.)". O resumo é apresentado
abaixo e, para os que desejarem acompanhar pela internet, seguem os links
da transmissão:
Iptv: https://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=41159
Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=PbDNO7-hgzc
Durante a transmissão as perguntas recebidas  serão repassadas ao
apresentador.
Como sempre, todos são bem vindos.
Abraços,
Marcos.

Marcos N. Magalhães
Coordenador do Seminário de Educação Estatística
USP- IME - Departamento de Estatística
_________

Uso da Teoria da Resposta ao Item em avaliações nacionais (ENEM, SARESP,
etc.)

Héliton R. Tavares,Universidade Federal do Pará

Resumo:

Nesta fala será feito um passeio sobre aspectos técnicos das principais
avaliações nacionais, destacando-se o ENEM e o Saeb, conduzidos pelo
Inep/MEC e o Saresp, conduzido pela Secretaria da Educação do Estado de São
Paulo. A metodologia de construção da nota dos avaliados é a Teoria da
Resposta ao Item (TRI), implantada com o objetivo de criar uma escala
comparável ao longo das edições das avaliações, bem como permitir a
construção de bancos de itens.  A Análise de Funcionamento Diferencial dos
Itens (DIF) é etapa obrigatória para seleção de itens para compor as
avaliações. Associada à TRI, são realizadas Análises de Fatores Associados
aos Desempenhos, através de Modelos Lineares Hierárquicos (HLM), e com mais
especificidades adotando-se Regressão Quantílica Hierárquica.  Os
resultados dessas análises têm ajudado órgãos de gestão educacional a
realizar correção de fluxo de forma a personalizar e melhorar os
desempenhos educacionais.
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <https://lists.ime.usp.br/archives/abe/attachments/20190925/e08eab75/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão abe