[ABE-L] Prof. Djalma Pessoa

'Gauss Cordeiro' via abe-l@ime.usp.br abe-l em ime.usp.br
Sáb Ago 1 16:00:09 -03 2020

Hoje Deus ajudou Prof. Djalma Pessoa no alívio do seu sofrimento dos
últimos dias. Que ele tenha a paz para sempre.

Conheci Djalma na 2ª metade de 1975 na UFRJ.  Ele concluiu Engenharia
na UFPE em 1963 e nas nossas conversas descobri
que ele foi aluno de Física de meu pai. Além do mais, tivemos alguns
professores comuns mesmo com uma diferença de 7 anos entre
o término da graduação dele e o início da minha no mesmo curso.
Djalma fez seu Metrado em Matemática Aplicada no ITA de 1965 a 1966
e se tornou professor do Departamento de Matemática desta instituição.
Logo depois, ele foi fazer o doutorado
em Estatística na Universidade da Califórnia (em Berkeley) tendo
concluído seu curso em 1970 (sob a orientação de Peter Bickel).

Depois do doutorado, ele retornou ao ITA mas ficou por pouco tempo,
pois foi contratado pelo IMPA. Nesta instituição, ele atuou no
Mestrado
em Estatística de forma muito efetiva da segunda metade dos anos 70 à
primeira metade dos anos 80 contribuindo muito
na formação de vários alunos (alguns oriundos do próprio ITA) e na
orientação de vários mestres incentivando-os a fazer doutorado no
exterior.
Me aproximei mais dele a partir da criação da Associação Brasileira de
Estatística (ABE) em 7 de setembro de 1984 (um sábado) na UFRJ.
Sua atuação foi muito importante para os primórdios da ABE e para ela
se tornar uma associação científica respeitada.
Djalma foi seu 1º Presidente de 1984 a 1986. Mantivemos vários
contatos entre 1985 e 1992 quando visitava regularmente o IMPA.

Eu o convidei para dar um curso de verão de dois meses na UFPE em 1986
e começamos a planejar a Revista Brasileira de Probabilidade e
Estatística (cujo nome foi alterado para Brazilian Journal of
Probability and Statistics). Como se fosse hoje, me lembro ainda que
elaboramos
(na minha sala) o seu primeiro corpo editorial com professores de
várias instituições do Brasil e do exterior.

Em fevereiro de 1987, Djalma deixou o IMPA para assumir o Cargo de
Diretor da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE). Em junho
de 1992, ele foi ser Diretor de Planejamento e Coordenação do IBGE.
Depois que se aposentou, persistiu como consultor deste órgão.
Djalma recebeu o Prêmio ABE pelos relevantes serviços prestados à Estatística.

Entendo que a nossa comunidade deve muito aos seus esforços para os
primórdios e consolidação da área de Estatística no
nosso país. Perdemos pessoas importantes com espírito de gestão na
área de Estatística nos últimos anos como Norberto,
Wilton Bussab e agora Djalma, entre outros.

Meus sentimentos a sua esposa, família e amigos.

Gauss