[ABE-L] ABE e CNPq: resultados das negociações

Eufrasio eufrasio em de.ufpb.br
Seg Ago 24 10:39:50 -03 2020


Caros redistas, 

Os Profs. Flávio e Aluísio tiveram uma reunião recente com a Profa. Adriana Maria Tonini, Diretora da DEHS/PRE (Diretoria de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais) e o Sr. Alexandre Garcia Costa da Silva, Coordenador da CGCEX/DEHS (Coordenação Geral de Programas de Pesquisa em Ciências Exatas), que também estavam presentes em nossa visita à Brasília em fevereiro e em duas outras reuniões virtuais. 

Essa foi a quarta reunião sobre o assunto: com o presidente anterior e equipe; com o atual presidente e equipe; com o atual presidente, a equipe e o Prof. Hilário; e essa última. 

A Profa. Adriana foi pró-ativa em várias dessas reuniões, inclusive na última. Ela nos relatou todas as mudanças decididas por eles, que vão ao encontro de nossas demandas, sendo alcançadas as mais importantes. As mudanças serão oficializadas num SEI-CNPq. 

A partir do próximo ano, existirão dois programas básicos dentro do CA-MA: "Estatística e Probabilidade" (ordem colocada por ela); e "Matemática". As submissões serão separadas por programas básicos e as outorgas serão decididas pelos membros dos comitês ligados exclusivamente aos programas básicos. Ou seja, existirão de direito dois sub-comitês independentes. Foram dados exemplos de comitês de assessoramento em que essa sistemática já é aplicada. 

Ela sugeriu três membros representantes de "Estatística e Probabilidade" no CA-MA, dois da primeira e um da segunda áreas. Todos comprometemo-nos a manter o canal aberto para os ajustes finos. 

As séries históricas de recursos serão levantadas e usadas já a partir da chamada de bolsas PQ em aberto. Os dois, Profa. Adriana e o Sr. Alexandre, monitorarão os resultados do CA-MA e separarão os proponentes em duas listas, EP e MAT, para que as proporcionalidades das séries históricas sejam mantidas, mesmo que, como conjecturamos, as classificações viesadas dos periódicos coloquem os candidatos de MAT sistematicamente à frente dos de Estatística. Portanto, na chamada em aberto haverá análises de facto separadas. 

O CPNq nos apresentou nas reuniões várias condições de contorno, corroboradas por notícias na imprensa e por discussões recentes nas universidades e sociedades científicas. Tanto a CAPES como o CNPq têm analisado propostas concretas de redução de despesas administrativas, o que incluiria uma racionalização financeira através da redução do número de comitês de assessoramento. A proposta que nos foi feita atende às mais importantes demandas por nós apresentadas, sem afrontar uma situação condicionante dessas agências. 

Sendo assim, esta diretoria já comunicou ao CD da ABE que não faz sentido judicializar-se a questão. 

Atenciosamente, 

Flávio, Eufrásio e Aluísio. 
Diretoria ABE (Gestão 2018-2020) 

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <https://lists.ime.usp.br/archives/abe/attachments/20200824/c3c1ad5a/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão abe