[ABE-L] CV Lattes e pedido de bolsa PQ (CNPq)

'Francisco Cribari' via abe-l@ime.usp.br abe-l em ime.usp.br
Ter Ago 24 16:16:48 -03 2021

Caro Pedro,

Quando há divergência entre o ano de publicação online do artigo e o ano de
sua publicação definitiva e o pesquisador informa no Lattes o DOI do artigo
para que as informações relativas a ele sejam buscadas automaticamente, o
sistema do CNPq costumava pegar o ano de publicação online e não o ano da
publicação definitiva, erroneamente. Eu e você reportamos o erro ao CNPq há
alguns anos (de forma veemente e insistente), mas penso que ele não foi
corrigido. Numa situação como essa, talvez seja recomendável entrar as
informações do artigo manualmente, campo a campo, ao invés de pedir ao
sistema que as busque via DOI.

No que tange aos solicitantes de bolsas PQ, é importante que as informações
relativas aos artigos publicados entre 2016 e 2021 estejam completas e
corretas (ordenamento correto dos autores, nome exato da revista, volume,
número, páginas ou número do artigo, ISSN da revista, etc.). Essa
completude e correção de informações será importante, pois o CNPq usará um
sistema automatizado para composição dos indicadores de produção científica
dos postulantes de bolsas. É muito importante que aqueles que solicitarem
bolsas PQ realizem checagem e eventuais correções em seus CV Lattes antes
do prazo final de envio de propostas.

Abraços, FC