[ABE-L] RES: Nota de falecimento

Marcelo Arruda marcelo.leme.arruda em gmail.com
Sáb Jun 26 23:04:44 -03 2021


Fui aluno do Prof. Heleno no IME, em duas disciplinas da graduação, uma das quais a porta de entrada (Introdução à Probabilidade e Estatística I), que acabou sendo responsável por me trazer para a Estatística que, até então, não estava no meu horizonte.

 

Embora eu tenha tido pouco contato com ele após essas duas disciplinas, esses dois semestres foram mais do que suficientes para ter a noção do tamanho do Prof. Heleno como pessoa e como profissional.

 

Que ele esteja em paz. E força aos familiares e aos órfãos da Comunidade Estatística.

 

Marcelo

 

De: abe <abe-bounces em lists.ime.usp.br> Em nome de Marcos Prates
Enviada em: sábado, 26 de junho de 2021 14:05
Para: Lista da ABE <abe-l em ime.usp.br>
Assunto: [ABE-L] Nota de falecimento

 

Prezado(a)s, 

 

É com grade pesar que informo falecimento do Prof. Heleno Bolfarine.

 

O Professor Heleno Bolfarine é/foi pesquisador destacado e renomado nas áreas de inferência estatística, modelos de erro em variáveis, calibração, confiabilidade, distribuições e amostragem, teoria de predição para populações finitas e modelos mistos e análise de regressão.

 

Suas contribuições para a estatística da America Latina são inúmeras.

 

Ele foi orientador de mais de 40 alunos de doutorado da Universidade de São Paulo, que atuam Brasil, Chile, Peru, Argentina e Colômbia, e que hoje fazem parte de pelo menos 26 diferentes departamentos de estatística nas principais universidades sul-americanas.

 

Ainda a pouco tempo noticiamos com alegria que o prof. Heleno foi premiado com o Prêmio Internacional Mahalanobis 2021 por suas contribuições de pesquisa e liderança acadêmica, seu desempenho ao longo da vida e excelente em capacitação por meio do ensino e orientação de várias gerações de estatísticos na América Latina, e por sua liderança e promoção de estatísticas e o profissão estatística tanto a nível nacional.

 

Vamos sempre nos lembrar do sua excelência na pesquisa mas principalmente da pessoa educada, correta, amiga e companheira que foi.

 

Uma enorme perda para nossa comunidade que hoje está de luto.

 

--marcos

 

 

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.ime.usp.br/pipermail/abe/attachments/20210626/a7c2e20d/attachment.htm>


More information about the abe mailing list