[ABE-L] Nota de falecimento

'Gauss Cordeiro' via abe-l@ime.usp.br abe-l em ime.usp.br
Dom Jun 27 22:00:37 -03 2021

Caros,

Corroborando com alguns colegas que se pronunciaram gostaria de
acrescentar alguns poucos pontos neste
fim de semana triste.

Passei a tarde de ontem amargurado com a partida do Heleno e para
minimizar meu desgosto comecei
a relembrar alguns encontros com ele, como a sua visita por quase 2
meses para dar um curso na UFPE
nos anos 80. Ele, sua esposa Ana Maria e seus três filhos pequenos,
ficaram num apto que conseguimos
alugar em Pau Amarelo (Paulista - perto de Recife).

A praia era tranquila e o Heleno ia de ônibus 2 ou 3 vezes por semana.
Lembro até quando fui ajudá-lo pela primeira
vez a fazer compras no Supermercado Bom Preço deste bairro. Fiquei
surpreso quando ele comprou umas 8 pizzas grandes
quase prontas (como nordestino a pizza não era um iguaria canônica
para mim e esperava - por estar na praia - que comprasse
peixe).

Em uma outra oportunidade, em Santiago, ficamos no mesmo hotel por 3
semanas e Heleno saía todo dia muito cedo
caminhando quase 6 km para chegar até a Universidade. Eu, sedentário
por natureza e preguiçoso para caminhar, ia de
metrô.

Heleno não era só um grande pesquisador mas uma pessoa boa no sentido
amplo do termo e "marido e pai exemplar".
Quando Ana Maria esteve bem doente há muito tempo, acompanhei de perto
sua dedicação ímpar, sofrimento e grande
preocupação, pois falava com ele pelo menos 2 vezes por semana.
Felizmente, neste caso, tivemos um happy-end.

Não sabemos os desígnios de Deus, e temos apenas que aceitá-los.
Muitas pessoas boas e
queridas partem da vida terrena mais cedo e ficamos tristes e
desesperados quiçá porque Deus as
quer por mais tempo ao seu lado. Heleno com certeza foi para um mundo
muito melhor sem dor e sofrimento.
Esse é o grande consolo dos Cristãos.

Gauss

Gauss