[ABE-L] Nota de falecimento

Henrique Bolfarine bolfarin em ime.usp.br
Ter Jun 29 02:06:33 -03 2021

Escrevo em nome dos familiares do professor Heleno.

Gostaríamos de agradecer a todas as mensagens de carinho, de recordação e
de saudade.

Com certeza ele considerava essa comunidade como sua segunda família, e o
IME-USP sua segunda casa.

O professor Heleno lutou até o último instante, mas no momento de ir, foi
pacificamente cercado dos seus familiares mais próximos.

Apesar de ter tido a carreira interrompida precocemente, teve um desempenho
mais que destacado, e deixa um legado duradouro para as próximas gerações
de estatísticos do Brasil, e de diversos países da América Latina.

A seguir, deixo uma breve biografia. Os dados relacionados à produção
acadêmica ainda estão sendo compilados pelo professor Jorge Bazán,
professora Márcia e outros.

- Professor Heleno nasceu em 1949 na cidade de Cândido Mota, interior de
São Paulo. É o filho mais velho de doze irmãos, dos pais Duílio Stradioto
Bolfarini e Júlia Barreira.
- Desde novo se destaca nos estudos e no futebol (fez parte da seleção
juvenil da cidade).
- De 1968-1972 cursa licenciatura em Matemática na Universidade Júlio de
Mesquita Filho(UNESP) em Presidente Prudente.
- Durante esse período, frequenta os cursos de verão do recém inaugurado
departamento do IME-USP, campus da cidade universitária.
-  Em 1976 obtém o título de mestre em Estatística sob a supervisão do
professor Pedro Alberto Morettin.
- Se casa com Ana Maria em 1975.
- Dá aula durante seis meses na universidade Oswaldo Cruz (indicação do
professor Hamilton Guidorizzi).
- Em 1977, entra como professor mestre na Universidade de São Paulo, no
departamento de Estatística.
- Em 1982 obtém seu Phd em Estatística pela Universidade da Califórnia em
Berkeley, sob a supervisão do professor Richard Barlow.
- De 1989 passa um período de pós-doutorado sob a supervisão do professor
Shelamyahu Zacks, na Universidade do Estado de Nova Iorque em Binghamton.
- Nesse período edita o livro "Prediction Theory for Finite Populations",
pela Springer.
- Em 1992 se torna professor titular em Estatística na Universidade de São
Paulo.
- Recebe o prêmio Jabuti em 2006, pelo livro "Elementos de Amostragem",
escrito em conjunto com o professor Wilton Bussab (1940-2011), na categoria
ciências exatas.
- Em 2012 é eleito para a academia de ciências do estado de São Paulo.
- Em 2021 recebe o prêmio Mahalanobis como reconhecimento de sua carreira.

Fora esses pontos, o Professor Heleno foi editor de diversos periódicos, e
ajudou a criar diversos congressos e encontros no Brasil e no exterior. Foi
autor e colaborador de mais de 300 artigos e capítulos e cinco livros.
Orientou 44 alunos de doutorado e 16 de mestrado.

Em anexo, temos um mapa com a localização de atuação de uma parte desses ex
alunos.

Aos colegas, ex alunos, orientandos (filhos) e a todos que passaram pela
vida do Heleno, fica mais uma vez nossa gratidão.