[ABE-L] Fw: Causalidade X Correlacao

Basilio de Braganca Pereira basiliopereira em gmail.com
Sex Mar 5 10:38:46 -03 2021

Julio
O que causa correlação espúria é que as autocorrelacoes dentro de cada série são parâmetros da distribuição do estimador das correlações entre as duas séries. Tanto pode aumentar como diminuir a estimativa das correlações cruzadas.
Por isso os velhos box - Jenkins recomendavam branquear as séries antes de calcular correlações cruzadas.
Vale lembrar que essas preocupações e seus desenvolvimentos levaram Clive Granger ao prêmio Nobel de 2003

Enviado do meu iPhone