[ABE-L] Data science meet social science

Marcos Prates marcosop em gmail.com
Dom Mar 7 15:45:28 -03 2021

Oi Heidi,

realmente existem alguns (vários) com nome similar. Sobre o JDS ele é um
journal chinês que existe a um bom tempo. Porém, em Julho de 2020, meu
orientador (Jun Yan) assumiu e se dispôs a realmente investir no journal
para melhorar drasticamente a sua qualidade.

Note que esse site (http://www.jds-online.com/) é o antigo do JDS e deve
ser desativado. As novas informações estão nesse link:
https://jds-online.org/journal/JDS. Só pela diferença entre os websites
você já nota o movimento iniciado pelo Jun.

Uma outra seção interessante do Journal é a de software (descrição a
seguir). O objetivo é competir com o Journal of Statistical Software. Não
sei quantos colegas já submeteram para lá, mas apesar de ser um journal
online o processo de revisão é super lento e a publicação chega a demorar 2
anos (NUM JOURNAL 100% ONLINE, não sei como explicar isso. Pra mim é pra
tentar manter os índices do journal elevados).

1. Software: Articles here are similar to those in Journal of Statistical
Software. They are not reference manuals but vignettes that introduce the
methods being implemented as well as usage of the software with
reproducible code chunks. The software implementation can be in any
computer language with a sufficiently large user base. We will compete
with *Journal
of Statistical Software* for authors who are not satisfied with their
prolonged review process.

Espero que o Jun seja bem sucedido na sua tarefa, ele está trabalhando
muito pra isso. E que as pessoas vejam o JDS como uma alternativa de
publicação de bons trabalhos. Em prol dessa ideia eu mesmo estou enviando
pra lá um paper que considero de bom nível em Machine Learning. :)

--marcos

--
--marcos