[ABE-L] Migon 7.5

Hedibert Lopes hedibert em gmail.com
Sáb Mar 27 19:41:26 -03 2021

Grande Basilio, obrigado pela lembrança oportuna.

Migon foi meu professor em 1987 e 1988 nos cursos de inferência
estatística I e II e depois em 1989 em séries temporais.
Foi meu orientador de mestrado entre 1991-1994 e "sponsor" nos anos de IPEA
(1991-1996).
Temos todos várias histórias sobre o Migon, afinal ele influenciou e ainda
influencia várias gerações de estatísticos (Bayesianos a maioria, espero!).
Uma história que gosto de lembrar aconteceu em 1993.  Estávamos num
saguão de um hotel no centro de Campinas discutindo um relatório técnico
(em portugues) com o gigante Arnold Zellner, e eu super nervoso, quando o
Migon solta a seguinte pérola: "Arnold, peça por favor para sua esposa
(portuguesa de nascença) ler para você nosso artigo!"  Uma década depois,
como colega de departamento, rememorei esse episódio com o Arnold num
almoço e ele disse que de fato havia pedido para ela ler o abstract para
ele.

O Migon, assim como o Arnold, é e sempre foi uma pessoa muitíssimo ativa e
ocupada, mas sempre 100% disponível quando o assunto era pesquisa e/ou
curiosidade científica.

Parabéns Migon pelos 75 anos e muito obrigado por estar presente na minha
vida nos últimos 34 anos!
Hedibert

On Sat, Mar 27, 2021 at 5:16 PM Basilio de Braganca Pereira <
basiliopereira em gmail.com> wrote:

> Parabéns Hélio
> Você e o filhão e também Professor  Emérito Dani mudaram  a direção do
> Departamento de Métodos Estatísticos para o que ele é hoje. Vocês e seus
> alunos fizeram ele ser reconhecido internacionalmente.
> Helio, ano que vem serão 60 anos de amizade e admiração.
> Basilio

> --
> Basilio de Bragança Pereira,M.Sc. and D.L. (COPPE) D.I.C. and Ph.D.
> (Imperial College).
> Professor Emérito da UFRJ  - Universidade Federal do Rio de Janeiro
> PEP/COPPE, ICES  e Faculdade de Medicina.
> [...]

Hedibert Freitas Lopes, PhD
Professor of Statistics and Econometrics
INSPER - Institute of Education and Research
Rua Quatá, 300 - São Paulo, SP 04546-042 Brazil
Phone: +55 11 4504-2343
www.hedibert.org