[ABE-L] The Academic Inbreeding Controversy: Analysis and Evidence from Bra

Julio Stern jmstern em hotmail.com
Qua Abr 6 03:10:22 -03 2022

Cara Doris e demais redistas:

Acho que este paper e suas conclusoes bastante equivocado.
O objetivo de evitar inbeeding Nao eh o aumento imediato de produtividade, mas sim de "aumentar variabilidade genetica".
Isto so se traduz em produtividade a longo prazo.
Isto tambem se traduz em pesquisa original e inovadora, em contraste com "producao em massa" explorando caminhos ja conhecidos.

> Medir Quantitativamente produtividade absoluta eh muito facil --- Bibliometria de coeficientes de impacto resolve.
> Medir Qualitativamente originalidade e inovacao, eh algo muito mais dificil.

Acho este assunto muito interessante para discussao na lista.
Por favor, permitam-me compartilhar duas duvidas:

Duvida (1):  Objetivos da pesquisa cientifica:

Qual o objetivo de fazer pesquisa cientifica no Brazil?

> Se o objetivo for produtividade absoluta, talvez inbreedim em laboratorios ou "fabricas" de pesquisa ja altamente produtivas seja a melhor politica.
> Se o objetivo for o de encontrar solucoes originais e Inovadoras para problemas relevantes no contexto Brasileiro e mundial, desconfio que ter mais variabilidade seja essencial.

Duvida (2):  Levando adiante a Metafora do Imbreading:

Em uma monocultura moderna, ex soja, cana de acucar, as sementes ou mudas sao produzidas por clonagem ou por processos semelhantes, onde a variabilidade genetica eh minima.
Mas a selecao da semente a ser clonada eh feita em um processo totalmente separado, a partir de um banco de germoplasmas de grande variabilidade.

> Como seria possivel transportar um processo artificialmente particionadao -- entre "melhoramento genetico" e "reproducao controlada" --  dos campos da agricultura para o campos da producao cientifica?
> Isto seria desejavel?

Grato, Doris, por nos trazer este interessante problema para reflexao.
Tudo de bom,  ---Julio Stern