[ABE-L] Seminários do Papos Aleatórios - 19/07/2022

Patricia Lusie patricialusie em id.uff.br
Seg Jul 18 11:27:27 -03 2022


Bom dia!

Dando continuidade aos seminários do Papos Aleatórios, amanhã, 19/07, às
16h, receberemos a professora Jocely Lopes do Departamento de Estatística
da Universidade Federal do Amazonas.

*Título: *Modelos da Teoria da Resposta ao Item hierárquicos sob amostragem
informativa

*Resumo: *O ajuste de modelos que usam dados de amostra desconsiderando o
processo de seleção pode distorcer a análise, principalmente nos casos em
que o plano amostral adotado for informativo. Se o plano de amostragem
requer que toda amostra possível tenha uma probabilidade conhecida e
diferente de zero de ser selecionada, e se essas probabilidades de seleção
estão relacionadas com a  variável resposta, mesmo após condicionamento nas
variáveis explicativas do modelo,  o plano de amostragem é informativo e
deve ser considerado na inferência. Várias avaliações educacionais podem
ser obtidas por amostragem informativa  e o modelo da Teoria de Resposta ao
Item (TRI) é aplicado em muitas delas. Contudo, em geral, o ajuste dos
modelos da TRI desconsidera a possibilidade da informatividade da amostra.
O objetivo deste trabalho é propor uma abordagem para a análise de dados
dicotômicos em dois estágios obtidos  por amostragem informativa e
 modelados por um modelo da TRI hierárquico de dois estágios. O
procedimento de inferência segue a abordagem Bayesiana. Sua principal
motivação é a aplicação em avaliações educacionais, que são realizadas por
amostras obtidas através de desenhos amostrais complexos e possivelmente
informativos. A formulação do modelo da TRI para corrigir os efeitos de uma
amostra informativa na inferência é desenvolvida para o plano utilizado no
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). No entanto,
qualquer avaliação educacional que considere um plano de amostragem
informativo de dois estágios pode usar esta abordagem proposta. A nova
metodologia foi aplicada a amostras extraídas da base de dados completa da
edição do SAEB 2017, com o mesmo plano de amostragem adotado nas avaliações
do SAEB. Para verificar a importância de se considerar o plano amostral na
modelagem, a abordagem proposta foi comparada com algumas metodologias
comumente utilizadas,  que desconsideram a informatividade da amostra.

*Transmissão:* ao vivo pelo canal do Youtube (www.youtube.com/EstatísticaUFF
<http://www.youtube.com/Estat%C3%ADsticaUFF>). O seminário também será
transmitido da sala do LES (IME, sala 202, bloco H).

*Todos são muito bem-vindos!*

Att,

Patrícia Lusié
Professora Adjunta e Chefe do Departamento de Estatística
Instituto de Matemática e Estatística - UFF



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