[ABE-L] BACHARELADO EM CIÊNCIA DE DADOS

Doris Fontes dsfontes em gmail.com
Qua Set 21 22:52:09 -03 2022


Oi, professor Pedro,

A grande diferença entre um Bacharelado em Obstetrícia e um Bacharelado em
CD é a necessidade de uma habilitação específica, ou um registro em
conselho profissional. Obstetrícia já era uma especialidade do Bacharel em
Enfermagem, enquanto que CD jamais foi da Estatística. O mercado de
trabalho também não exigirá nenhum registro de um cientista de dados. Pelos
mesmos motivos que você apontou, não dá nem para dizer qual depto seria o
adequado para ser o "pai" da CD. É uma área multidisciplinar e a formação
mais adequada deveria ser (eu acho) numa pós: quem fez Bacharelado em
Estatística se aprofunda em computação; quem fez computação se aprofunda em
estatística.

Mas a gente sabe que o mercado está super carente de profissionais que
analisam dados, mas o próprio mercado ainda nem sabe bem quem é esse
profissional. Elegeram o cientista de dados agora e, além do mais,
convenhamos que o estatístico nunca foi adequadamente reconhecido como "o"
analista de dados.

No documento da SBC, há um parágrafo que diz:

"O Bacharel em Ciência de Dados deve ter a capacidade de atuar em várias
áreas, grande parte delas de forma ética e colaborativa, com profissionais
de outras áreas do conhecimento, que entendam o significado dos dados
analisados e possam validar os resultados obtidos. Assim, os Bacharéis em
Ciência de Dados estarão qualificados para analisar dados de áreas tão
diversas como administração, agronomia, ciências florestais, ciências
sociais, economia, engenharia, geografia, história, medicina e veterinária,
para citar algumas."

Tem diferença com o Bacharel em Estatística?

Como você também bem apontou, o conteúdo programático proposto contém muita
estatística e sabemos que os cientistas da computação (na maioria) não se
sentirão à vontade para ensinar. No entanto, caso cresça o número de
Bacharelado em CD dentro do depto de Ciência da Computação, não vejo como a
própria comunidade de estatística, mesmo querendo, possa ajudar. Para se
ter uma ideia do tamanho dos cursos de computação:

[image: image.png]

Comparando com a Estatística - Aqui eu somei somente os cursos mais
prováveis de existir entre as privadas, porque há muitas vagas autorizadas
pelo MEC há anos, mas que nunca se transformam em turmas ativas.
[image: image.png]
E os cursos de CD - Excluindo os tecnológicos
[image: image.png]

Há quem julgue que nem precisamos nos preocupar com a formação, afinal de
contas, "o próprio mercado de trabalho resolve tudo sozinho". Só acho uma
pena desperdiçar recursos universitários formando profissionais deficientes
para este propósito em particular: analisar dados.

Será que o Bacharelado em Estatística atrairá mais alunos com a onda da
ciência de dados?

[image: 2020 Concluintes Tipo Instituição.png]


abraços,
Doris


Em qua., 21 de set. de 2022 às 17:06, Pedro Alberto Morettin <pam em ime.usp.br>
escreveu:

> Doris,
>
> a primeira pergunta é: quem está habilitado a formar bacharéis em Ciência
> de Dados? Os departamentos de computação? de Estatística?
> de Matemática Aplicada? Como a computação se apossou da área de CD,
> talvez  os primeiros se sintam à vontade, mas os tópicos
> que você elencou mostram que não. Há alguns cursos de CD no Brasil mas
> acho que nenhum deles já formou a primeira turma. Os conselhos estaduais de
> educação e o conselho federal de educação já se manifestaram sobre essa
> criação?
> Se não, fica como a EACH-USP, que criou um bacharelado em Obstetrícia e os
> formados ficaram a ver navios, porque os conselhos de enfermagem
> não aceitaram essa nova profissão.
>
> abraços,
>
> Pedro
>
> Pedro Alberto Morettin
>
> PhD in Statistics, UC Berkeley
>
> Professor Emeritus
>
> Department of  Statistics
>
> Tel: (55-11) 99666-4842
>
> Instituto de Matemática e Estatística
>
> Universidade de São Paulo
>
> Rua do Matão, 1010 - CEP 05508-090 - São Paulo, SP
>
> www.ime.usp.br
>
>
> Em qua., 21 de set. de 2022 às 14:47, Doris Fontes <dsfontes em gmail.com>
> escreveu:
>
>> Caros colegas,
>>
>> O assunto foi levantado aqui na lista algumas vezes, mas não sei se houve
>> algum avanço da ABE no sentido de tecer mais parcerias junto à SBC para
>> garantir que os futuros Bacharéis em Ciência de Dados tenham uma boa base
>> estatística.
>>
>> A SBC está com uma consulta pública e circulou uma mensagem pedindo para
>> analisarem o conteúdo curricular proposto.
>>
>> Compartilho abaixo a mensagem da SBC para os que tiverem interesse em
>> acompanhar a discussão.
>>
>> Resumidamente, os eixos e os conteúdos que tem relação direta com
>> estatística são:
>>
>> *1. EIXO DE FORMAÇÃO: FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA, ESTATÍSTICA E COMPUTAÇÃO
>> PARA CIÊNCIA DE DADOS*
>> C.1.3. Compreender os principais temas de estatística básica
>> Estatística Básica
>> Planejamento de Experimentos
>> Teste de Hipóteses
>> Distribuições de Probabilidade
>>
>> *2. EIXO DE FORMAÇÃO: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS*
>> C.2.3. Compreender os principais temas relacionados e relevantes para a
>> Ciência de Dados
>> Aprendizado de máquina
>> Probabilidade e Estatística
>> Engenharia e Exploração de Dados
>>
>> *5. EIXO DE FORMAÇÃO: Dados em Larga Escala*
>> C.5.2. Compreender e explicar as dimensões quantitativas de um problema
>> Estatística Básica
>> Métodos Quantitativos em Computação
>>
>> *6. EIXO DE FORMAÇÃO: MINERAÇÃO DE DADOS E APRENDIZADO DE MÁQUINA*
>> C.6.1. Avaliar e tratar a qualidade dos dados
>> Estatística
>> Banco de Dados
>> Visualização de Dados
>> Pré-processamento de Dados
>>
>> C.6.2. Compreender as dimensões quantitativas de um problema
>> Estatística
>> Métodos Quantitativos em Computação
>> Visualização de Dados
>>
>> C.6.3. Planejar experimentos
>> Estatística
>> Fundamentos de Programação
>> Visualização de Dados
>>
>> C.6.4. Avaliar necessidade e aplicar técnicas de pré-processamento de
>> dados
>> Estatística
>> Fundamentos de Programação
>> Introdução a Ciência de Dados
>> Visualização de Dados
>> Mineração de Dados
>> Aprendizado de Máquina
>> Álgebra Linear e Matricial
>>
>> *8. EIXO DE FORMAÇÃO: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO*
>> C.8.1. Identificar problemas que tenham solução algorítmica (CG-I)
>> Algoritmos
>> Teoria da Computação
>> Complexidade de Algoritmos
>> Estatística
>>
>>
>> Percebe-se que existe uma quantidade razoável de conteúdo estatístico,
>> mas um genérico "ESTATÍSTICA" não sei bem o que seria.
>>
>> Abraços,
>> Doris
>>
>> ================================
>>
>>
>> *Prezados Membros da Comunidade SBC*
>>
>> *Em julho de 2021, a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) por meio de
>> sua Diretoria e Comissão de Educação, iniciou o processo de produção de
>> referenciais de formação para cursos emergentes, a saber: Ciência de Dados,
>> Cibersegurança e Inteligência Artificial. São cursos já existentes em
>> outros países e que também já existem no Brasil, porém ainda não fazem
>> parte das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN)
>> <http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/12991-diretrizes-curriculares-cursos-de-graduacao> do MEC
>> <http://portal.mec.gov.br/>. A última DCN é de 2016 e contempla os cursos
>> de: Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Licenciatura em
>> Computação, Engenharia de Software e Sistemas de Informação.*
>>
>> *Assim, é compromisso da SBC produzir um material especializado, sobre os
>> referidos cursos emergentes, que oriente as instituições acerca das
>> competências requeridas para formação de profissionais desses cursos. Os
>> referenciais estão sendo desenvolvidos por subcomissões das Comissões
>> Especiais da SBC em interação com a Diretoria e Comissão de Educação.*
>>
>> *Apresentamos, para consulta pública, neste momento, os referenciais para
>> o Curso de Ciência de Dados, elaborado pela seguinte subcomissão: *
>>
>>    - *Angelo Roncalli Alencar Brayner (coordenador), do Departamento de
>>    Computação (DC)
>>    <https://centrodeciencias.ufc.br/pt/departamentos/departamento-de-computacao/> da Universidade
>>    Federal do Ceará (UFC) <https://www.ufc.br/>;*
>>
>>
>>    - *André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho, do Instituto de
>>    Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC)
>>    <https://www.icmc.usp.br/> da Universidade de São Paulo (USP)
>>    <https://www5.usp.br/>;*
>>
>>
>>    - *Duncan Ruiz, da Escola Politécnica (EP)
>>    <https://www.pucrs.br/politecnica/> da Pontifícia Católica do Rio Grande do
>>    Sul (PUCRS) <https://www.pucrs.br/>; e,*
>>
>>
>>    - *Eduardo Ogasawara, do Departamento de Computação (DC)
>>    <https://eic.cefet-rj.br/portal/> do Centro Federal de Educação Tecnológica
>>    Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) <http://www.cefet-rj.br/>.*
>>
>> *A consulta pública ficará aberta de 21/09/2022 a 24/10/2022. (prazo de 2
>> meses)*
>>
>>
>> *A proposta de referenciais para o Curso de Ciência de Dados está em:Ref.
>> Curricular Bacharelado em Ciência de Dados
>> <https://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/send/131-curriculos-de-referencia/1402-ref-curricular-bacharelado-em-ciencia-de-dados> (formato
>> pdf)*
>>
>> * O link para o formulário de contribuição ao documento é:*
>>
>> *https://forms.gle/RXZ58TxjVr4tmEGE6*
>> <https://forms.gle/RXZ58TxjVr4tmEGE6>
>>
>> *Acesse
>> também: https://www.sbc.org.br/home/educacao/consulta-publica-de-referenciais-de-formacao-para-cursos-emergentes-ciencia-de-dados
>> <https://www.sbc.org.br/home/educacao/consulta-publica-de-referenciais-de-formacao-para-cursos-emergentes-ciencia-de-dados>*
>>
>>
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