[ABE-L] Ômega talks em colaboração com a RBras: Luiz Alexandre Peternelli

Paulo C Rodrigues paulocanas em gmail.com
Qua Set 28 12:00:32 -03 2022

Prezados Colegas,

Dando continuação à colaboração entre as Ômega talks, da UFPR, e a RBras,
temos o prazer de anunciar a palestra do Luiz Alexandre Peternelli, *hoje,
dia 28 de setembro de 2022, às 19h00*, com o título "Pesquisa com foco na
solução de problemas" e resumo e biografia abaixo.

O link para transmissão no youtube da RBRAS é:
https://www.youtube.com/watch?v=nMSv5DjHMzA.

*Resumo*: No meio acadêmico temos aqueles que preferem dar aulas, outros
desenvolver pesquisas e muitos que apreciam um misto de ambas as vertentes,
pois acreditam que uma coisa complementa a outra. Eu faço parte desse
terceiro grupo. Eu estou envolvido em ministrar aulas de diversas
disciplinas que, principalmente, trazem ferramentas aos que precisam não
somente entender os conceitos estatísticos, mas também usar os
conhecimentos adquiridos em planejamento de experimentos e análise de
dados. Por duas décadas venho colaborando na coordenação do programa de
melhoramento da cana de açúcar da UFV (PMGCA-UFV). Esse programa traz
inúmeros desafios e questionamentos para soluções práticas. Nessa palestra
comentarei sobre minha trajetória como colaborador e pesquisador do
PMGCA-UFV. Apresentarei problemas práticos e propostas inteligentes para a
busca de soluções a esses problemas.

*Breve biografia*: Professor Titular do Departamento de Estatística da UFV.
Graduado em Agronomia (1988) e mestre em Genética e Melhoramento (1991)
pela UFV. Doutor em Estatística e Melhoramento de Plantas (1999) pela Iowa
State University, EUA. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq –
Nível 1C, com experiência em Modelos Mistos, delineamentos experimentais,
simulação estocástica, seleção genômica, modelos preditivos para dados de
infravermelho próximo e imagens, e aprendizado estatístico com aplicações
em cana-de-açúcar e melhoramento vegetal. Coordenador do Laboratório de
Análises e Pesquisas em Estatística Aplicada, voltado para consultoria e
assessoria estatística em problemas diversos.

Estão todos convidados!
Um abraço,
Paulo.

----------
Paulo Canas Rodrigues
*Professor* at Federal University of Bahia <http://ufba.br>, Brazil
*President*, Brazilian Region of the International Biometric Society
<http://www.rbras.org.br>
*President-Elect, International Society for Business and
<https://www.isbis-isi.org/>**Industrial* *Statistics*
<https://www.isbis-isi.org/>
*(Founding) Chair,SIG on Data Science, of the International Statistical
Institute <https://www.isi-web.org/>*
*Vice-Coordinator*, Specialization in Data Science and Big Data
<http://ecd.ufba.br>
*Member of the Board of Directors, *Brazilian Statistical Association
<https://www.redeabe.org.br/>
*Editor for*: CompStat <https://www.springer.com/journal/180>, SOIC
<http://www.iapress.org/index.php/soic>, Biom. Letters
<http://www.up.poznan.pl/biometrical.letters/>, Rev.Bras.Biom.