[futuro] sopa e pipa, megaupload - Re: Digest futuro, volume 1, assunto 3

Alexandre Hannud Abdo abdo em member.fsf.org
Quarta Fevereiro 1 08:50:32 BRST 2012

Ni!

Olá,

On 01/30/2012 09:23 PM, William Gnann wrote:
> Minha opinião pessoal é a de que se os preços fossem mais justos, a
> pirataria seria bem menos difundida. Um exemplo é o Steam:
> http://store.steampowered.com/

Curioso você mencionar o Steam, Gnann, porque justamente o seu fundador
diz que preço é um problema secundário às qualidades do serviço prestado:

http://games.ign.com/articles/121/1213357p1.html

Ou seja, apóia a ideia de que um péssimo relacionamento com o cliente e
produtos voltados para a empresa e não para o consumidor é que são o
motor maior dos mercados ilegais.

Ele tem os números da própria companhia pra reiterar isso ;)

E está em acordo com os experimentos de artistas que tem distribuído sua
música gratuitamente - tanto famosos, como Radiohead, quanto baseados na
Internet, como no site Jamendo, ou com site próprio como Jonathan
Culton. Um estudo do Berkman Center relata sobre isso:

http://cyber.law.harvard.edu/publications/2011/Rethinking_Music

Ou, pra quem acha que uma imagem vale mais que mil palavras... hehe

http://tfoyle.com/wp-content/uploads/2010/02/pirate-vs-pay.png

Mas você tem razão em que talvez o preço seja um problema maior no
Brasil, onde ainda em muitos casos estes são inflacionados visando a
classe A, já que o viés da indústria é não considerar aqui um mercado
para investir em massa.

E vale lembrar que brasileiro não se importa de pagar mais por menos,
vide nosso mercado automobilístico:

http://autoinforme.com.br/noticias.asp?id_noticia=10726&id_tipo_noticia=2&id_secao=6

Abs!

ale