[futuro] Objetivismo e Wikipédia

Alexandre Hannud Abdo abdo em member.fsf.org
Segunda Fevereiro 27 04:29:44 BRT 2012

Ni!

Eaí Roberto :)

Interessante analisar esse vídeo, valeu por postar!

À medida em que assistia, acabei depurando a argumentação num texto mais
longo que transformei em post no meu blog[0], mas deixo aqui um
parágrafo que expõe o principal elemento problemático dela:

"Ele afirma que o conceito de Ponto de Vista Neutro da Wikipédia é um
produto do consenso atingível pelo diálogo entre visões supostas
objetivas da realidade, em busca de uma objetividade extremada; quando,
muito pelo contrário, ele é um consenso a respeito da soma das visões
dessa realidade consideradas relevantes pelos mecanismos que a própria
sociedade já desenvolveu e mantém com o fim de atribuir relevância e
confiança às informações, como a academia e a imprensa."

[0] http://stoa.usp.br/abdo/weblog/100422.html

Uma nota interessante, tenho visto por aí uma moda intelectual de culpar
o objetivismo e ayn rand por tudo de ruim, desviando a atenção de que
essa filosofia, de boteco que seja, é apenas mais um instrumento
conveniente às elites para justificar o abuso e exploração do povo.

Ou, no linguajar politicamente correto e socialmente aceitável da
contemporaneidade: o domínio dos 1% sobre os 99%. ;D

Abraços!