[futuro] Olá, mundo!

Alexandre Hannud Abdo abdo em member.fsf.org
Quinta Janeiro 26 15:33:26 BRST 2012

Ni!

On 01/24/2012 10:56 PM, Gabriel Pato wrote:
> Bom, sugiro o tema dos projetos de lei (são projetos de lei?)
> americanos SOPA e PIPA pra discutirmos. Quem tem informações
> novas/importantes/interessantes sobre isso?

Legal Pato, justamente o que o Rafa Brito havia me sugerido em
particular ao perguntar sobre a inauguração :)

Já vamos ao assunto, mas antes, quando falei em dinâmica, pensara em
alguns entendimentos sobre o funcionar da lista, em breve mando algo
mais específico sobre esse assunto.

Sobre as ''bills'' (projetos de lei) SOPA e PIPA, assumindo que já deram
uma olhada no artigo na Wikipédia[1,2], a coisa mais interessante que vi
para o atual momento pós-quase-vitória veio daqui:

"Don’t Stop at SOPA - SOPA and PIPA are (almost) dead. Now can we talk
about the law that already exists?"
http://www.slate.com/articles/news_and_politics/politics/2012/01/sopa_and_pipa_are_almost_dead_now_can_we_talk_about_the_law_that_already_exists_.html

Onde basicamente o autor descreve como muitas das restrições que se teme
nessas leis já estão sendo efetivadas com a lei atual, muitas vezes por
abusos do judiciário, e que derrotá-las não é razão para descanso, mas
apenas mais motivo para aproveitar o embalo e correr atrás do que já se
perdeu nos EUA.

[1] http://pt.wikipedia.org/wiki/Stop_Online_Piracy_Act
[2] http://pt.wikipedia.org/wiki/PROTECT_IP_Act

Abraços,

PS: Vale ler também a manifestação do Pirate Bay no dia dos protestos:
https://static.thepiratebay.org/legal/sopa.txt