[ABE-L] Seminário de Educação Estatística

Marcos Nascimento Magalhaes marcos em ime.usp.br
Qua Ago 23 16:32:00 -03 2023


Olá a todos,

Na próxima sexta-feira (25/8) às 16 horas teremos a apresentação do Lucas
Decaro que é professor da Educação Básica e mestre pelo MPEM-IME-USP (Mestrado
Profissional em Ensino de Matemática).

A apresentação, baseada na sua pesquisa para o mestrado, tem título: *Algumas
atividades dinâmicas aplicadas ao segundo e terceiro ano do Ensino Médio em
uma Escola Estadual.*

 O resumo do seminário vai no fim da mensagem e os links da transmissão são:

                  Google Meet: https://meet.google.com/zww-yanf-sgp
                  Youtube:
https://youtube.com/live/0Me4n2F0h68?feature=share

Como sempre, todos são bem vindos.

Abraços,

Marcos.



Marcos N. Magalhães

Departamento de Estatística

IME- USP

____________
Lucas Decaro (Mestre MPEM-IME-USP)
Título:*Algumas atividades dinâmicas aplicadas ao segundo e terceiro ano do
Ensino Médio em uma Escola Estadual*
Resumo: Este trabalho tem como objetivo estudar as aplicações de atividades
dinâmicas, desenhadas no PowerPoint, sobre os seguintes temas: Triângulo de
Pascal e Binômio de Newton, para o segundo ano, e medidas de tendência
central e dispersão, para o terceiro ano do Ensino Médio. O entendimento do
Triângulo de Pascal e suas propriedades serve como ferramenta para a
compreensão de outros tópicos importantes na formação dos estudantes, como
o Binômio de Newton e o cálculo de probabilidades, daí o interesse de
encontrar meios e ferramentas para o ensino deste conteúdo. A compreensão
das medidas de tendência central é importante, pois existem diversas
informações no cotidiano que são resumidas em um único dado. Já na parte
das medidas de dispersão, além de indicar se os dados são homogêneos,
também, mostra se a medida de tendência central escolhida representa bem os
conjuntos de dados que estão sendo trabalhados. As atividades foram
aplicadas para cento e quinze estudantes, de quatro turmas do segundo ano,
e, noventa estudantes, de três turmas do terceiro ano, ambas do Ensino
Médio, proveniente de uma escola estadual do município de Osasco.
Apresentamos um estudo estatístico descritivo dos resultados e aplicamos o
método de “clusters”, que nos permite avaliar e identificar as principais
dificuldades dos estudantes.
______________
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.ime.usp.br/pipermail/abe/attachments/20230823/9adfa3b1/attachment.htm>


Mais detalhes sobre a lista de discussão abe