[ABE-L] Revistas predatórias

Leo Bastos lsbastos em gmail.com
Dom Mar 12 22:53:41 -03 2023

Ola a todos,

Eu acho que essa é uma discussão importante, visto que nesse grupo tem
tomadores de decisão como prof Cribari, e os dois lados do processo de
avaliação de projetos já área da estatística, avaliados e avaliadores.

Meu comentário tem um viés para uma área onde a maioria das revistas tem
APC (Article processing charge). Por isso foco na necessidade de se obter
financiamento.

Os pesquisadores querem divulgar seus trabalhos em revistas reconhecidas
pelos pares. Para realizar suas pesquisas (e publicar) precisam de algum
financiamento, alguns precisam de muitos recursos outros de pouco,
dificilmente se faz pesquisa sem recurso algum (nem que seja do próprio
bolso, o q não deveria ser feito de jeito nenhum, mas muita gente faz).
Quando se precisa de financiamento somos novamente avaliados por pares que
entre outras coisas avaliam nossas publicações. Por melhor que seja um
artigo, se ele for publicado numa revista reconhecida como predatória
tem-se um grande problema, pois se o avaliador perceber que há uma
publicação numa revista predatoria, a credibilidade do avaliado vai cair e
aquele financiamento que você estava concorrendo vai quase certamente se
transformar em um "o projeto tem mérito mas não atingiu prioridade".

Caso já tenha projeto aprovado, o pesquisador precisa publicar
relativamente rápido pois é usual que publicações façam parte da entrega do
projeto e as revistas das editoras usuais acabam sendo mais rápidas pois os
editores tem menos dificuldade de conseguir pareceristas. Tem dificuldades,
mas revistas desconhecidas tem muito mais dificuldades. Eu pelo menos não
dou parecer pra revista que não conheço. Mas nem sempre a publicação é
fácil, ainda mais tendo que mostrar três mais que nosso manuscrito é bom
quando comparados com nossos pares de instituições do norte global (isso é
um saco). E depois de alguma rejeições as revistas predatorias podem acabar
entrando na jogada, um pesquisador desavisado pode publicar numa revista
aparentemente ok contida no Qualis da área e um tempo depois descobrir que
a revista que publicou entrou no grupo de revista predatoria. Isso o coloca
no ciclo da avaliação ruim, pois qdo submeter um novo projeto, um revisor
vai perceber que o pesquisador publicou numa dessas revistas e a avaliação
geral vai ser ruim, quase que independente da qualidade do projeto proposto
e não tem justificativa que ajeite isso.

Não faço ideia como isso pode mudar. Essencialmente todo mundo vai jogando
o jogo com as regras que tem. No caso, como pesquisador vou evitar revistas
dessa lista, por mais que a revista A ou B tenha artigos bons na minha
área. Da mesma forma que dou uma olhada no qualis antes de preparar um
manuscrito para uma revista nova. É feio? É! Não deveríamos nos preocupar
com isso, mas na hora de pedir financiamento para ter uma bolsa de posdoc,
uma boa máquina para análises, poder ir para um congresso apresentar os
resultados, etc precisamos de "boas" publicações. (Onde boas aqui sao
previamente definidas em listas da área de pesquisa, como o Qualis). Uma
vez vi um professor dizendo que não ligava pra isso e que bastava o fator
de impacto ser maior que 1 (não me lembro quem disse isso), quero um dia
chegar nesse nível e poder não ligar pro sistema, mas hoje se eu quiser ter
um bom computador, manter um bom posdoc, poder ir a congressos tenho que
jogar com as regras do jogo...

Bom é isso, meus dois centavos.

Abraço,

Leo Bastos