[ABE-L] Seminário de Educação Estatística

Marcos Nascimento Magalhaes marcos em ime.usp.br
Qui Mar 30 10:21:03 -03 2023


         Olá a todos,

       Os Seminários de Educação Estatística do departamento de Estatística
ocorrem uma vez por mês, sempre na última sexta-feira.  Eles têm sido uma
oportunidade de refletir sobre o ensino de Estatística em todos os níveis.

        Na próxima sexta-feira (31/3) às 16 horas estamos iniciando as
apresentações dos seminários de 2023. Nossa convidada é a professora
Roberta Schnorr Buehring da Prefeitura Municipal de Florianópolis- SC que
irá falar da sua tese de doutorado na Universidade Federal de Santa
Catarina. O resumo vai ao fim da mensagem e o título será: *Ler escrever o
mundo com dados multivariados*: *"Dollar Street" nos anos iniciais do
ensino Fundamental*.

O trabalho da professora Roberta é bastante inspirador e comprova mais uma
vez que, além de desejável, é possível trabalhar tópicos de Estatística no
ensino Fundamental. O *Dollar Street *contém um grande conjunto de fotos de
famílias ao redor do mundo indexadas pela renda em *dollar*. Para cada
família, existem fotos de objetos/itens/locais relativos ao cotidiano
familiar. Uma variedade fascinante (aliás, a Estatística existe por conta
da variabilidade ...)

Os links da transmissão:

Google Meet: https://meet.google.com/agm-jjxk-nzw
                 Youtube:https://youtube.com/live/fxqT6pjhjLI?feature=share


Como sempre, todos são bem vindos.

Abraços,

Marcos.

Marcos N. Magalhães
Departamento de Estatística
IME-USP
___________

*Ler e escrever o mundo com dados multivariados: “Dollar Street” nos anos
iniciais do Ensino Fundamental*

Roberta Schnorr Buehring

Professora da Rede Pública Municipal de Florianópolis

Doutora em Educação Científica e Tecnológica – UFSC

Resumo:

Ler e escrever estatísticas e com estatísticas é uma das necessidades do
mundo de hoje. Todos nós podemos publicar qualquer tipo de informação, ao
mesmo tempo em que podemos estar expostos a todo o tipo de informações,
sejam elas baseadas em dados ou não. No entanto, estar frente a grande
número de dados não significa, necessariamente, que somos pessoas
informadas, pois as notícias falsas, a não compreensão dos contextos e
fatores envolvidos com os dados e sua produção nem sempre nos são
acessíveis. Mais do que nunca, saber escolher a informação, identificar a
multiplicidade de variáveis que as influenciam, compreender a fonte e a
veracidade dos dados são questões básicas de letramento. Assim, o acesso a
dados multivariados e a possibilidade de leituras multi estruturais desses
dados precisa ser uma realidade presente nas escolas básicas, desde seus
primeiros anos.

Nesse Seminário pretendo contar a história de como senti a necessidade de
trabalhar com estatísticas em dados multivariados junto a uma turma de
segundo ano do Ensino Fundamental. Esse trabalho fez parte da minha tese de
doutorado “Movimentos de Pensamento Estatístico na Infância: entre viver e
contar histórias” na qual me coloco no lugar de professora e pesquisadora,
no contexto da experiência de sala de aula. Trago a reflexão se as
estatísticas que ensinamos na escola é a mesma que circula no mundo e vou à
procura, junto com as crianças, de dados que façam sentido, que lhe
permitam ler e escrever sobre o mundo em constante mudança e movimento, de
maneira a considerar múltiplas variáveis.  Sendo assim, apresento um
trabalho com o banco de dados *Dollar Street*, em que os dados são
multivariados, e trago exemplos da visão das crianças frente a essa
realidade.
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.ime.usp.br/pipermail/abe/attachments/20230330/a738b2c8/attachment.htm>


Mais detalhes sobre a lista de discussão abe