[ABE-L] Bolsa de produtividade

Hugo Carvalho hugo em dme.ufrj.br
Qua Maio 3 12:25:35 -03 2023

Olá, colegas.

Faço coro às manifestações dos colegas Pedro Luiz e Carlinhos, e reforço a
manifestação no parágrafo final da fala do Pedro Luiz. A proposta de
restringir pontuação de artigos "fora da área de Estatística" desincentiva
FORTEMENTE a multidisciplinaridade. Ao meu ver, qualquer medida que
desincentive minimamente a multidisciplinaridade deve ser eliminada.
Devemos entender, de uma vez por todas, que a Ciência é uma só e que o que
aprendemos são ferramentas de como navegar pelas questões científicas.
Todos os nossos ídolos eram pessoas multidisciplinares: Newton, Leibniz,
Fermat, Poincaré, Fischer, Galton, Euler, Gauss, Kolmogorov, Gosset, etc
etc etc. Não vejo porque, nos dias de hoje, com tantos avanços científicos
e tecnológicos, desencorajar ainda mais a multidisciplinaridade do que as
agências de fomento já fazem. Adicionalmente, utilizar critérios do JCR
para delimitar o que é ou não é a área de Estatística é terceirizar uma
questão para outra instituição, e por consequência, estar na mão de
critérios fortemente arbitrários. Na verdade, acredito eu que qualquer
critério que tente delimitar "Estatística termina aqui e aqui começam suas
aplicações" é errôneo, arbitrário. Quanto mais pontes, interseções,
diálogos e avanços, melhor!

Abraços,

Em qua., 3 de mai. de 2023 às 10:28, Pedro Luis do Nascimento Silva <
pedronsilva em gmail.com> escreveu:

> Caros redistas,
>
> Penso que a discussão sobre o sistema de bolsas de produtividade é
> importante, mas deveria considerar perspectivas adicionais.
>
> No Brasil, as bolsas têm valores mensais fixos e variando por faixa de
> senioridade, e são distribuídas quase que como 'complemento salarial' e em
> função de produtividade passada. É um caminho, mas penso que não é o melhor.
>
> Em alguns outros países, recursos de pesquisa são distribuídos com base em
> projetos apresentados pelos pesquisadores, descrevendo o que pretendem
> [...]

Hugo Tremonte de Carvalho

• Assistant Professor @
 - Federal University of Rio de Janeiro (*UFRJ <https://ufrj.br/>*)
 - Institute of Mathematics (*IM <http://www.im.ufrj.br/>*)
 - Department of Statistical Methods (*DME <http://www2.dme.ufrj.br/>*)

• Member of the MusMat Research Group <https://musmat.org/>

• Coordinator of the Specialization in Data Science
<http://www.im.ufrj.br/index.php/pt/ensino/pos-graduacao/pos-graduacao-do-im/cursos-lato-sensu/ciencia-de-dados>

Personal website:
*im.ufrj.br/~hugocarvalho/ <http://im.ufrj.br/~hugocarvalho/>*