[ABE-L] Boletim especial ABE-SBM-SBMAC por ocasião do Dia Internacional da Mulher na Matemática

Maria Eulalia Vares eulalia em im.ufrj.br
Sex Maio 12 23:09:44 -03 2023

Boa noite, Hedibert.

Obrigada pelo apoio. Tomara que motive os estatísticos a inferir alguma
coisa.

Queríamos e queremos muito fazer um levantamento análogo para a
pós-graduação. Parece-me que os dados disponibilizados pela CAPES estavam
(e talvez ainda estejam) agregados, mas não desistimos de conseguir o que
seria necessário.
Sobre bolsas do CNPq (bolsas de doutorado e bolsas de produtividade na área
de matemática), que eram bem simples de olhar, lembro que quando olhei o
período 2005-2015 era já bem deprimente (por exemplo... produtividade em
anexo). Aparentemente só piora. Vi que nesse ano o grupo 'parent in
science' coletou e divulgou alguns números, inclusive com os últimos
julgamentos e certamente não melhorou. Mas não tenho os números agora.
Seria importante olhar os cursos de pós-graduação em todos os níveis.
Abraços,
Eulalia

Não
contém vírus.www.avast.com