[ABE-L] Fw: Re: Medalha Fields

Fabio Machado faprama em gmail.com
Sáb Ago 16 10:30:24 -03 2014

Não só não ha nada de vergonhoso como indica um caminho a
ser tomado. Tanto para a pesquisa como para o ensino. Entre outros....

Quanto tempo é gasto no nosso pais na invenção de modelos de educação
sem uma paralela (ou mesmo prévia) análise e consequente aprendizado com
a experiência de outros paises, suas universidades e sistemas de educação.

Outro dia encontrei um colega que contou ter liderado um grupo de professores
para propor uma reformulação das disciplinas de Cálculo para as Engenharias de
sua universidade. Ele disse que reuniões foram feitas durante meses
para se chegar
a uma proposta. Achei bacana os procedimentos e as soluções que encontraram mas
perguntei a ele se tinham analisado as soluções encontradas por grandes escolas
de engenharia Francesas, Alemas, Sul-Coreanas etc para ouvir um
frustante, seco mas
orgulhoso "não".

Claro que eu não esperaria uma cópia. Algumas vezes sequer uma
adaptação é possivel
mas que tenham ignorado outras experências.....

[]

[]

Fábio Prates Machado - Professor
Instituto de Matemática e Estatística