[ABE-L] Dúvida com coleta de dados

Pedro Luis do Nascimento Silva pedronsilva em gmail.com
Sex Dez 12 22:13:39 -03 2014

André,

as duas alternativas que você menciona são problemáticas.

O principal problema é a definição da população de pesquisa. O conjunto de
discentes de universidades se renova anualmente, com taxas de saída e
entrada elevadas. Então se você 'estica' a coleta de dados de um ano para o
outro, a população de pesquisa fica definida de forma confusa: muitos dos
que poderiam ser selecionados em novembro não pertencerão à população de
discentes de 2015, e o contrário acontecerá com os ingressantes de 2015,
que não poderiam ser selecionados em novembro de 2014.

Se você puder aceitar uma definição da população de pesquisa que inclua
todos os discentes ativos em novembro de 2014 ou em março de 2015, que
corresponde a um conjunto de alunos maior que o de elegíveis / ativos num
dado ano, ainda dá para fazer coleta adicional em março.

Quanto às variações das respostas, não tem solução, a menos que você
quisesse usar um método de coleta retrospectivo: coletar em março
informações referentes ao mês de novembro, mas esta ideia apresenta
dificuldades, tais como a capacidade dos entrevistados de se lembrar
direito de qual era sua situação em novembro.

A prática usual é usar períodos de referência bem próximos da data de
coleta.

É possível sim 'deflacionar' ou colocar valores de rendas e despesas a
preços de um período diferente do de referência da coleta, e isto é feito
na Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE, cuja amostra é coletada ao
longo de 12 meses. Quanto às outras variáveis, essencialmente não há
qualquer ajuste, e o que se tem é uma 'média' do período de coleta. Para
evitar viés nesse tipo de pesquisa, a amostra costuma ser distribuída nos
12 meses de coleta de maneira uniforme.

Espero ter ajudado.

Pedro.

Em 12 de dezembro de 2014 20:51, Andre Maia <andresantiagomaia em gmail.com>
escreveu:

> Caros colegas,
>
> Gostaria de fazer uma consulta aos mais experientes. Serei breve, mas
> estarei à disposição para quaisquer esclarecimentos.
>
> Tenho um questionário para coletar informações de discentes em
> universidades. A seleção dos indivíduos é aleatória. Acontece que tivemos o
> período de tempo de um mês para a coleta das informações e adotamos este
> determinado mês, novembro de 2014, como referência da pesquisa.  Daí surge
> um problema: subestimamos o tempo e este mês não foi suficiente para coleta
> [...]

*ISI President-Elect 2013-2015*
IBGE - Escola Nacional de Ciências Estatísticas
Phone: +55 21 21424957