[ABE-L] RES: Aniversário de Teixeira de Freitas

Luiz Sergio Vaz luizvaz em sarah.br
Qua Abr 1 15:03:06 -03 2015


Profa. Denise,
Muito bom seu post.
Não sabia que a cidade de Teixeira de Freitas/BA tem esse nome em homenagem ao estatístico Teixeira de Freitas, fundador do Instituto Nacional de Estatística que depois virou IBGE.
A partir de agora, ao passar por Teixeira, na BR101, rumo às belas praias da Bahia, temos mais um motivo para celebrar!

[cid:image001.jpg em 01D06C8C.F5779320]

De: abe [mailto:abe-bounces em lists.ime.usp.br] Em nome de Denise Britz do Nascimento Silva
Enviada em: terça-feira, 31 de março de 2015 19:50
Para: abe-Lista
Assunto: [ABE-L] Aniversário de Teixeira de Freitas

Caros

segue texto divulgado pela Comunicação Social do IBGE sobre  o aniversário de Mário Augusto Teixeira de Freitas.

http://memoria.ibge.gov.br/sinteses-historicas/pioneiros-do-ibge/mario-augusto-teixeira-de-freitas


IBGE lembra os 125 anos de Teixeira de Freitas

 

O IBGE lembra, em 31/03/2015, os 125 anos do nascimento de um de seus pioneiros: Mário Augusto Teixeira de Freitas. É tamanha a sua importância, que não é possível falar de estatística em nosso país na primeira metade do século 20 sem tocar em seu nome.

Teixeira de Freitas nasceu em São Francisco do Conde (BA), em 31 de março de 1890, mas passou a infância em Curitiba (PR). Em 1908, foi para o Rio de Janeiro, prestar exames para a Faculdade Nacional de Direito. Ao mesmo tempo entrou, por concurso, na Diretoria Geral de Estatística (DGE) onde ascendeu profissionalmente até que, em 1920, foi indicado para ser o delegado-geral do Recenseamento em Minas Gerais, a fim de organizar a operação censitária no estado.

Fez um trabalho tão brilhante, que foi convidado para chefiar a repartição de estatística estadual mineira. Após a chamada Revolução de 1930, voltou ao Rio de Janeiro e assumiu a Diretoria Geral de Informações, Estatística e Divulgação, do Ministério da Educação e Saúde Pública, no governo de Getúlio Vargas. Começou ali a sua luta pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que conseguiu ver criado em 1934 e instalado em 29 de maio de 1936.

Em 1938, o INE passou a se chamar Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pela associação, nas mesmas bases de cooperação interadministrativa, com o sistema de atividades e pesquisas geográficas.

O IBGE foi, sem dúvida, a criação máxima do pensamento e ação de Teixeira de Freitas. No Instituto, ele levou a cabo o seu sonho. Tornou-se seu primeiro secretário-geral, cargo que ocupou por 12 anos, construindo os alicerces e as paredes daquela que seria chamada por muitos de “Casa de Teixeira de Freitas”.

Esse legado está vivo e presente no trabalho contínuo do IBGE, sempre com o objetivo de, por meio de suas pesquisas estatísticas e produção geocientífica, contribuir para um melhor conhecimento do Brasil.

Fornecer informações fundamentais a importantes discussões sobre a realidade do país, seu futuro e os desafios a serem enfrentados está na essência do nosso trabalho.

Honrando as bases estabelecidas por Teixeira de Freitas há quase 80 anos, o IBGE segue com grandes projetos nacionais tendo se tornado referência internacional com sua excelência reconhecida em premiações nas mais diversas áreas.

Coordenação de Comunicação Social do IBGE


-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <https://lists.ime.usp.br/archives/abe/attachments/20150401/54f91015/attachment.html>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image001.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 12992 bytes
Descrição: image001.jpg
URL: <https://lists.ime.usp.br/archives/abe/attachments/20150401/54f91015/attachment.jpg>


Mais detalhes sobre a lista de discussão abe