[ABE-L] Competições

Pedro Luis do Nascimento Silva pedronsilva em gmail.com
Sáb Abr 4 11:26:06 -03 2015

Respondo ao Adilson aqui pela lista, pois a resposta tem interesse mais
amplo.

O ISI (International Statistical Institute) completa agora 130 anos de
existência (quem vier ao congresso no Rio vai poder comer bolo do
aniversário...).

A instituição promove uma série de prêmios para reconhecer distintas
contribuições de diferentes grupos de pessoas.

A página http://www.isi-web.org/isi-wscs/awards descreve os vários prêmios
que são oferecidos, e tem também a informação sobre o prêmio com o qual a
profa. Katiane foi agraciada (Jan Tinbergen Award). A página tem todas as
informações sobre critérios usados para julgamento dos trabalhos ou
contribuições, e as instruções para submissão de uma candidatura (que
consiste em enviar o paper e um resumé). No caso deste prêmio, o próprio
candidato deve submeter seu trabalho, não sendo necessário ter 'cartas de
recomendação'. A próxima edição do prêmio ocorrerá em 2016, em preparação
para o Congresso do ISI2017 que vai se realizar em Marrakech, Marrocos.

Vale comentar que a profa. Katiane não é a primeira brasileira a receber
este prêmio. Alguns anos atrás o Prof. Caio Naberezny Azevedo também foi
premiado nesta mesma competição.

Outros brasileiros premiados pelo ISI em períodos recentes incluem:
Mahalanobis award - Prof. Pedro Morettin
Cochran-Hansen award - Prof. Marcel de Toledo Vieira, e a Dra. Solange
Trindade Correa Onel em outra edição do mesmo prêmio.

A comissão julgadora é escolhida pela Direção do ISI, e sempre procura
incluir estatísticos reconhecidos e garantir boa representação geográfica
dos membros. Não tenho à mão a composição da comissão julgadora de 2015,
mas vou procurar obter a informação para compartilhar.

Também não tenho acesso ao relatório da comissão julgadora, tendo recebido
apenas a lista dos premiados nesta edição, que incluem um candidato da
Índia (empatado em segundo lugar com a Profa. Katiane) e uma candidata de
Bangladesh (que tirou primeiro lugar).

Os três premiados vão apresentar seus trabalhos numa sessão 'special
topics' durante o congresso de Julho, aqui no Rio. A cerimônia de premiação
com entrega dos certificados do prêmio será também realizada durante o
mesmo congresso.

Saudações e votos de boa Páscoa a todos.

Pedro.