[ABE-L] Stop teaching ........

Dani Gamerman dani em im.ufrj.br
Qui Abr 16 10:28:20 -03 2015

Caros

Achei muito bom ver a defesa quase unanime da abertura ampla, geral e
irrestrita no ensino da Estatística. Até bem pouco tempo atrás a imensa
maioria das graduações em Estatística no pais ensinava apenas a visão
frequentista e tinha no máximo uma disciplina eletiva com outras visões.
Alias, desconfio que esse status quo ainda é maioria no nosso país mesmo
depois de todo o avanço (computacional, MCMC, etc) dos ultimos anos.

A mensagem do Carlinhos reforçou a importância de deixar registrado aqui
que a UFRJ desde os anos 80, ensina na graduação e na pos-graduação
uma visão integrada da Estatística, usando como base o livro do DeGroot.
Nenhum aluno nosso sai sem conhecer ao menos as 2 principais visões.

Abraços
Dani

> Meus caros redistas:
> Tive a grande honra de conhecer o Morris DeGroot de quem sempre tive
>  muita admiração pelo que escreveu em seus livros. Perguntei um dia
> para ele o que deveríamos ensinar para nossos alunos  e ai me disse
> tudo para que eles possam escolher bem o caminho a ser  seguido. Me
> disse para ensinar pelo Lehman e outros frequenc(t)istas e Livros
Bayesianos
> Carlinhos
>
> --
> Carlos Alberto de Bragança Pereira