[ABE-L] Stop teaching ........

Basilio de Bragança Pereira basilio em hucff.ufrj.br
Qui Abr 16 10:57:16 -03 2015

Observem que no artigo ,o autor fala em non statistician.
Somente os estatísticos devem se preocupar com a visão frequentista.
Na minha experiência de muitos anos como docente tanto na pós graduação de
engenharia como  na medicina passo dois questionários de múltipl  escolha
com exemplos de interpretação de valor p e mais de  50 por cento das
respostas estão erradas. Note que em algumas turmas haviam estatísticos de
carteirinha.
Logo porque ensinar coisas que ninguém entende e que não responde a
pergunta que o pesquisador procura?
O que o pesquisador quer é
- Probabilidade da hipótese ser verdadeira  (VPP Valor positivo preditivo)
- O intervalo contem o parâmetro com probabilidade 1-alfa
Lembrem-se que valor p é o equivalente a 1- especificidade em um  teste
diagnostico. E isso  diz muito pouco ou  nada sobre a qualidade do teste.
O que o medico quer e pensa que o valor p é  1- VPP.
Logo porque ensinar ao não iniciado algo que ele não consegue entender e
que não quer?
Basilio

Em 16 de abril de 2015 10:28, Dani Gamerman <dani em im.ufrj.br> escreveu:

> Caros
>
> Achei muito bom ver a defesa quase unanime da abertura ampla, geral e
> irrestrita no ensino da Estatística. Até bem pouco tempo atrás a imensa
> maioria das graduações em Estatística no pais ensinava apenas a visão
> frequentista e tinha no máximo uma disciplina eletiva com outras visões.
> Alias, desconfio que esse status quo ainda é maioria no nosso país mesmo
> depois de todo o avanço (computacional, MCMC, etc) dos ultimos anos.
>
> A mensagem do Carlinhos reforçou a importância de deixar registrado aqui
> [...]

Basilio de Bragança Pereira ,DIC and PhD(Imperial College), DL(COPPE)
*UFRJ-Federal University of Rio de Janeiro
*Titular Professor of  Bioestatistics and of Applied Statistics
*FM-School of Medicine and COPPE-Posgraduate School of Engineering and
HUCFF-University Hospital Clementino Fraga Filho.

*Tel: 55 21 3938-7045/7047/2618
www.po.ufrj.br/basilio/

*MailAddress:
COPPE/UFRJ