[ABE-L] Mais reflexões na convalecência

Carlos Alberto de Bragança Pereira cpereira em ime.usp.br
Sáb Ago 22 14:08:41 -03 2015

Pedro Mexia: Ficamos sozinhos (...). Ficamos sozinhos quando não
mentimos. Ficamos sozinhos quando defendemos nossas convicções. É um
preço que sempre “estive” disposto a pagar.  (as aspas são minhas
substituindo estou por estive).

Nelson Rodrigues: A unanimidade é burra!

Inicio minhas reflexões de hoje informando a todos que tenho o maior
respeito tanto pelo Hedi quanto pela Alexandra, que pertencem ao grupo
de pessoas que me fazem ter orgulho de ser estatístico brasileiro.
Contudo, discordo de algumas ou muitas opiniões.  Evidentemente,
nossos valores não são exatamente os mesmos, mas todos nós primamos
pela excelência.

Quando o Helio elogia a colocação dos dois na rede e não me coloca na
lista é sinal de que concorda com eles e não comigo.  Acho isso muito
normal e nunca se deve nos colocar como opositores em nossa pequena
sociedade de cientistas ou técnicos.  Tenho certeza que somos
considerados lideres de grupos em nossa comunidade.  Claro que seria
muito bom se o Helio tivesse me incluído na lista dos elogiados.  A
seguir vou dar a definição de promotor e comentar sobre algumas das
atitudes que já vi realizarem.

O promotor é um agente público e seu principal objetivo é  defender a
sociedade e seus interesses. Ele atua como um fiscal da lei e pode
entrar em ação caso queira investigar suspeitas de crimes como desvio
de recursos públicos.
No entanto alguns não cumprem adequadamente a função.  Um promotor
coloca na mídia algo que suspeita e não tem provas.  Logo em seguida
usa essas informações midiáticas para abrir um processo para um acusado

Dito isto, informo que isso foi feito com a MDPI empresa de nosso
amigo Lin que publica revistas de bom impacto como a Cell e a própria
Entropy.  - Não digo isso apenas por ter participado da Entropy deste
o primeiro número.  Digo isso porque conheço tanto o Dr Lin quanto o
nosso editor da Entropy - Kevin Knuth.  Kevin é uma pessoa maravilhosa
e um matemático de primeira linha.  Virou editor da Entropy depois de
conhecer o Dr Lin aqui em nosso congresso do Maxent -.

Então, voltando ao que sei, um dos editores de uma revista da MDPI foi
demitido em função do que fez para a empresa, levou para a Springer,
um congresso que tinha sido iniciado pela MDPI.   Nós editores
associados fomos informados de todos os detalhes na época e nos
ofereceram sair do Board caso estivéssemos duvidando da justiça da
demissão.  Algum premio Nobel que fazia parte do nosso editorial Board
informou a mídia eletrônica que não sabia que era editor associado.
Contudo, ao olharmos em uma das listas, apresentadas pela Alexandra, e
clicarmos na MDPI notaremos que havia uma concordância por escrito
desse senhor aceitando o convite.  Na época que entrei para o Board
existiam 3 pessoa que haviam ganho o prêmio Nobel. (É como o direito
de resposta que dão a pessoas normais como nós na nossa m´dia.
Colocam nossas respostas bem escondidas para que não seja vista.)

Agora gostaria de mudar o foco para os nossos jovens.  A capa da ÉPOCA
desta semana traz: “Eles querem conversar. Nem golpe militar nem “fora
Levy”.  Os jovens que recusam os clichês das manifestações – e trazem
novas e boas ideias para o debate público”.  Tenho recebido muitas
mensagens de jovens e não muito jovens sobre o assunto produtividade.
Tenham certeza que alguns deles irão apresentar em futuro próximo um
projeto inovador sobre o que poderíamos entender por produtividade.
Vejam que um grande amigo e também do Hélio me lembrou de que o caso
da nossa discussão é bem parecido com a discussão do uso do UBER –
grande lembrança.

Vejam que tudo já foi escrito e comentado.  Por que então insistir no
assunto?  O jovem de hoje tem acesso a tudo da internet e sabe muito
bem desses problemas.  A escolha é livre a pessoa deve fazer sempre o
melhor.  Mas o foco de nosso trabalho, se considerar ele ótimo, é que
seja lido e citado.  Se não estiver publicado, por não ter resubmetido
por pura depressão, nunca vai ser lido.  Claro que existe razões para
duvidarmos de revistas e de sua eficiência, mas não está tudo no mesmo
pacote.  O pior é que vemos, como o Hélio disse, uma revista que
costuma rejeitar ótimos trabalhos de nossos meninos publicar um artigo
como esse onde a único interesse é manter o poder da produção na mão
de poucos.

Quando falei que a Alexandra poderia estar servindo a grandes empresas
de forma alguma achei que ela faz isso de propósito.  Simplesmente
parece razoável para alguns de nós que os taxistas tenham a prioridade
do serviço de atendimento ao público.

JOVENS PUBLIQUEM SEUS TRABALHOS ONDE HOUVER ESPAÇO.  ASSIM QUE
PUBLICADO COLOQUE-OS EM UMA REDE ACADÊMICA COMO O RESEARCH GATE.  SE
FOR INTERESSANTE MUITO VÃO LER E AI SIM PODER DAR UMA IDÉA A VOCÊS DA
IMPORTÂNCIA DO TRABALHO.  TENHO ALGUNS ALUNOS QUE DESISTIRAM DA
ACADEMIA SIMPLESMENTE POR TEREM TIDO O TRABALHO REJEITADO EM REVISTA
top.

Para terminar tenho mais uma historinha a contar.  Quando Victor Hugo
terminou sua tese, claro que achamos que tínhamos ouro em nosso
trabalho.  Submetemos ao Annals of Statistics.  O artigo foi aceito
com ressalvas e precisamos modificá-lo.  Neste ínterim mudou a editor
da revista.  Assim que fizemos a revisão recebemos uma carta dizendo
que naquele momento o Annals não tinha mais interesse em publica-lo.
Foi a maior decepção que tive em minha vida acadêmica pois o método
tinha saído do fundo de meu coração.  Meu amigo Ram Tiwari veio ao
Brasil para a defesa do Victor (embora não tenha feito parte da banca)
e me disse que iríamos escrever dois artigos um foi para o Journal of
Nonparametrics e o outro para o Multivariate.  São bem citados é
verdade no entanto seria de verdade a nossa maior glória ter o paper
no Annals.  Daí pra frente eu percebi que temos que publicar nossas
ideias antes que alguém as descubra (se for bom vão descobrir com
certeza) e publique antes de nós.

Tenham um bom final de semana.
Carlinhos
--