[ABE-L] Illiteracy in the USA

Alexandre Galvão Patriota patriota.alexandre em gmail.com
Qua Jul 29 19:23:23 -03 2015

Danielle,

Estava lendo sobre analfabetismo funcional, juntei as matérias que achei
pertinentes e copiei as frases mais interessantes para fomentar o interesse
dos redistas.

As matérias são dos sites:
www.rt.com/
dailymail.co.uk
washingtonpost.com

No começo não havia entendido o motivo de você citar a Rússia, mas agora
entendi, deve ser por causa do primeiro site. Porém, as notícias dos outros
sites são até mais impactantes que as do site Russo. Viu o depoimento da
professora de Inglês?

Resultados do PISA de 2012 podem ser visto em (não sei se está tudo
correto, mas segue a informação):

https://fr.wikipedia.org/wiki/Programme_PISA#R.C3.A9sultats_2012

Os resultados dos EUA não me parecem ser os melhores (porém, como esperado,
são melhores do que os do Brasil). Contudo, não sei até que ponto o exame
do Pisa mensura analfabetismo funcional... se um individuo não consegue
ler, entender e discutir uma obra densa*, este na minha medida é um
analfabeto funcional. Muitas vezes o indivíduo lê textos jornalísticos e
científicos muito bem, mas não consegue ler uma obra clássica, desiste na
terceira página se conseguir chegar lá.

* chamo de obra densa qualquer obra com diálogos complexos, longos, densos,
que contenham conceitos abstratos que precisem de tempo para digerir. Não
me parece que a maioria das pessoas está disposta a ler estes textos,
parece-me que os que buscam esse tipo de literatura fazem parte de uma
minoria absoluta.

Sobre a Rússia, infelizmente a sociedade ocidental não tem informação
suficiente para julgar o que ocorre lá. As informações que nos chegam são
todas deturpadas/filtradas pela ideologia ocidental.