[ABE-L] Illiteracy in the USA

Alexandre Galvão Patriota patriota.alexandre em gmail.com
Qui Jul 30 09:27:08 -03 2015

Apenas para complementar: vejam algumas passagens do *Aldult literacy in
America* do *National Center for Education in Statistics*:
https://nces.ed.gov/pubs93/93275.pdf (não achei um relatório mais recente,
este é de 2002, os relatórios mais recentes devem ser mais interessantes).

"*Eighteen to 21 percent of the respondents, or 34 to 40 million adults,
performed in the two highest levels of prose, document, and quantitative
literacy (Levels 4 and 5). These adults demonstrated proficiencies
associated with the most challenging tasks in this assessment, many of
which involved long and complex documents and text passages*."

Ou seja, 79% dos respondentes não são proficientes nos níveis 4 e 5. A
Figura na pg 11 (36 do pdf) mostra descrições para os Níveis 1, 2, 3 e 4. A
Figura na pg 17 (24 do pdf) apresenta como se distribuem as pessoas segundo
o grau de instrução. As tarefas para cada nível de prosa podem ser vistas
nas pgs 73-83 (98-109 do pdf). Só para termos uma ideia, o grau mais alto
para o nível 4 de prosa tem a seguinte característica:

"*A more challenging task (with a difficulty value of 359) directs the
reader to contrast the two opposing views stated in the newspaper feature
reprinted here that discusses the existence of technologies that can be
used to produce more fuel-efficient cars*."

Se um individuo não consegue executar essa tarefa (que é a mais alta do
nível 4 de prosa), ele deveria ser considerado analfabeto funcional. Não
conseguir contrastar duas opiniões opostas sobre um tema é característica
de um analfabeto funcional, ainda mais num texto jornalístico. Sabemos que
isso também ocorre aqui no Brasil, pouquíssimas pessoas mesmo com grau de
instrução elevado conseguem contrastar opiniões diferentes, menos ainda
conseguem compreender os princípios que levam às tais conclusões opostas...

P.S. Claro que os EUA sofrem com a ida de muitos imigrantes, e há também
tantas outras justificativas para explicar os resultados...

> [...]

> terceira página se conseguir chegar lá.
>
> * chamo de obra densa qualquer obra com diálogos complexos, longos,
> densos, que contenham conceitos abstratos que precisem de tempo para
> digerir. Não me parece que a maioria das pessoas está disposta a ler estes
> textos, parece-me que os que buscam esse tipo de literatura fazem parte de
> uma minoria absoluta.
>
> Sobre a Rússia, infelizmente a sociedade ocidental não tem informação
> suficiente para julgar o que ocorre lá. As informações que nos chegam são
> todas deturpadas/filtradas pela ideologia ocidental.

>>> 2) Declarando que não, a Ucrânia não tinha sido invadida, não era bem
>>> assim...