[ABE-L] Seminários de Probabilidade e Sistemas Complexos, ICMC-USP & UFSCar. 03/07 (16h00) ICMC.

Pablo Martin Rodriguez pablor em icmc.usp.br
Seg Jun 29 11:08:57 -03 2015


Prezados colegas e alunos, 

Esta semana a palestra do ciclo de Seminários de Probabilidade e Sistemas Complexos , ICMC-USP & UFSCar, será realizada na sexta 03/07 no ICMC. Uma lista das palestras passadas, e as próximas, pode ser encontrada no seguinte link: 

http://www.icmc.usp.br/pessoas/pablor/seminar/pcs_seminar.html 

O palestrante será Marcelo Sobottka da UFSC, que esta semana estará visitando o grupo de probabilidade do Programa Interinstitucional de Pós-graduação em Estatística. Segue a informação do seminário . 
O teorema de Curtis-Hedlund-Lyndon para espaços shift sobre alfabetos enumeráveis 
Speaker: Marcelo Sobottka (UFSC) 
Date: 03/07/2015 • Time: 16h00 • Room: 4-111 Auditório Fávaro ICMC-USP 

Abstract: Seja A um conjunto enumerável (chamado alfabeto) sobre o qual consideramos a topologia das partes, e seja A Ν com a topologia produto. Seja σ:A Ν → A Ν a aplicação dada para todo (x i ) i ∈ Ν ∈ A Ν por σ((x i ) i ∈ Ν )=(x i+1 ) i ∈ Ν (denominada shift map ). Um espaço shift é um conjunto fechado Λ ⊂ A Ν tal que σ(Λ) ⊂ Λ . Seja Φ: Λ → Γ uma aplicação entre dois espaços shifts. 

No caso em que A é finito o teorema de Curtis-Hedlund-Lyndon garante que Φ é contínuo e comuta com σ se, e só se, Φ é um sliding block code (i.e., existe K ≥ 0 tal que para todo n ∈ Ν , (Φ) n é função de (x n … x n+K ) ). No entanto, quando A é infinito o espaço A Ν não é compacto e o teorema de Curtis-Hedlund-Lyndon não é válido. 

Nesse trabalho nós utilizamos a defini&ccedul;ão de Ott-Tomforde-Willis para espaços shifts , a qual coincide com a definição usual quando A é finito, e entrega um espaço compacto quando A é infinito. Definimos, então uma generalização do conceito de sliding block code (que coincide com o conceito usual no caso A finito) e recuperamos o teorema de Curtis-Hedlund-Lyndon para aplicações entre espaços shifts sobre alfabetos enumeráveis. 

Este é um trabalho conjunto com o Dr. Daniel Gonçalves (UFSC) e Dr. Charles Starling (uOttawa). 

Palavras chaves: Dinâmica Simbólica, Sistemas Dinâmicos, Teorema de Curtis-Hedlund-Lyndon. 

Estão todos convidados! Favor divulgar a possíveis interessados. 

Um abraço, 
Pablo
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <https://lists.ime.usp.br/archives/abe/attachments/20150629/6673ab49/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão abe