[ABE-L] Dúvida sobre amostragem

Luiz Sergio Vaz luizvaz em sarah.br
Ter Mar 17 17:04:59 -03 2015

Caro Redista, estou com uma dúvida e gostaria de merecer a sua ajuda.

Estou prestes a analisar os dados de um mestrado, que busca descrever a população de pacientes de uma determinada doença, atendidos em nosso hospital. O pesquisador quer estimar a prevalência dos fatores de risco da doença (tabagismo, alcoolismo, etc) e também a prevalência de certas complicações ortopédicas (p.e. , surgimento da rigidez das articulações).

Tenho um banco de dados formado pela população de pacientes admitidos no hospital entre 1994 e 2012. Isso daria mais de 20.000 pacientes ou 2000 pacientes/ano. Preciso complementar esse banco com os anos de 2013 e 2014, o que daria 4000 pacientes novos e não tenho condições que me permitam ler todos esses prontuários (a maioria das informações q preciso está em forma de texto, dados não estruturados).

Pergunto:

1) Haveria algum problema estatístico se eu complementasse o banco com uma amostra probabilística dos pacientes de 2013 e 2014 ?

2) Ou o melhor seria coletar uma amostra do período 1994-2012 e complementar o banco de dados conforme o item acima ?

Estou propenso a seguir o item 1.
Isso estaria correto ?

Obrigado,
Luiz