[ABE-L] [SPAM] Estatística Bayesiana e Frequentista

Richard Santos jamesrichardsantos em gmail.com
Ter Mar 17 19:33:09 -03 2015

Quanto a essas duas correntes, existem:
- estatísticos que usam os dois métodos, a depender de quando um método for
mais apropriado, ou até mesmo como complementares, confirmação;
- estatísticos que usam um e são contra o outro;
- estatísticos que usam um e aceitam o outro, vendo simplesmente como duas
abordagens diferentes.
Métodos quantitativos, mesmo se você considerar o geralzão, estatísticos
(clássicos e baysianos), matemáticos (funções estruturais), computacionais
(redes neurais, etc), econométricos (efeitos fixos e aleatórios), big data
(dados não estruturados), etc, podem e devem ser usados como
complementares, quando mais de um método é apropriado para um mesmo. Claro,
pode ocorrer de um método ser indiscutivelmente melhor em certo caso. Mas
confirmações e complementos trazem sempre riqueza, se você domina mais de
um tipo de método de análise quantitativa.
Att.
Richard