[ABE-L] [SPAM] Estatística Bayesiana e Frequentista

Elias T. Krainski eliaskrainski em yahoo.com.br
Qua Mar 18 04:47:38 -03 2015

Voltorini,

Sugiro ler algum livro que explicite as diferenças entre diferentes
abordagens.
1) clássica e verossimilhantista, 4 primeiros cap. de:
   http://www.leg.ufpr.br/~paulojus/mcie/
2) clássica e Bayesiana (há outros)
   http://www.crcpress.com/product/isbn/9781439878804
3) não paramétrica e ...
   ?????

Você citou o exemplo do teste de Mann-Whitney (MW). Considere o primeiro
exemplo da função em R que implementa esse teste (?wilcox.test). Usando
inferência clássica aplica-se um teste t pareado. Via inferência não
paramétrica, aplica-se o teste de MW. Via inferência verossimilhantista,
podemos verificar se o intervalo de confiança baseado na função deviance
contém zero. Usando inferência Bayesiana, podemos calcular a
distribuição a posteriori do efeito e recomendar o tratamento se essa
distribuição têm grande parte de sua densidade abaixo de zero.

Quanto a softwares de inferência Bayesiana, inicie pela lista no CRAN
Task View (que ainda é incompleta)
http://cran.r-project.org/web/views/Bayesian.html

Elias.

In God we trust, all others bring data.