[ABE-L] Criando cconflito de Int.

Gauss Cordeiro gauss em de.ufpe.br
Sáb Mar 28 21:42:30 -03 2015

Caros,

Numa época em que as listas no Brasil são aguardadas para mostrar os
corruptos, pelo menos essa do “webmetrics” - postada pelo Carlinhos (eu
postei ontem no FB Estatística Brasil) - se refere a um grupo de pessoas
que realmente trabalha. A pesquisa científica não dá nada de graça a
ninguém!

Essa lista ordena os pesquisadores com maiores fatores H e citações segundo
o "Google Scholar Citations". Para termos maior precisão, as citações
deveriam ser relativizadas pelas áreas. Na realidade, a comparação de
produtividade de pesquisadores pelo H (e algumas de suas variantes) tem que
ser dentro de uma mesma área. Um H=20 em Física ou Química é muito
diferente de um H=20 na Estatística.

Mesmo em qualquer grande área como Matemática e Estatística, depende ainda
da subárea considerada.  Por exemplo, as citações em Estatística Aplicada
tendem a ser maiores  do que aquelas em Estatística Matemática e
Probabilidade.

Outro ponto: pesquisadores bem ativos podem não estar nessa lista se não
entraram com seus dados no  "Google Scholar”.

Bom final de semana.

Gauss