[ABE-L] Fwd: Bent - noticia muito triste

Gauss Cordeiro gauss em de.ufpe.br
Qui Nov 19 11:30:41 -03 2015

Infelizmente, a nossa comunidade de pesquisadores em Estatística e
Matemática

está de luto: Bent  Jorgensen, um dos nossos melhores pesquisadores, nos
deixou hoje.

Ele foi uma pessoa muito inteligente, correta, de princípios e brilhante em
ideias.

Bent tinha mestrado pela University of Aarhus (1979) e doutorado pela
Odense University (1987).

Um pouco do Bent em  http://findresearcher.sdu.dk/portal/en/person/bentj

Eu era amigo dele desde 1980 quando nos encontramos no Imperial College
(Londres).  No final

da década de 80 ele escreveu para mim, pois queria vir trabalhar no Brasil.
Ele era casado com

uma brasileira, Vera.  Eu sugeri que ele contatasse a direção do IMPA, o
que lhe rendeu

uma posição de pesquisador neste órgão por alguns anos. Depois ele foi
trabalhar no Canadá.

Na sua estada no IMPA, ele orientou algumas teses de doutorado e manteve
intensa

contribuição científica com pesquisadores de todo o País. Na primeira
Escola de Modelos

de Regressão que organizamos no IME-USP, em 1989, ele ministrou um
minicurso

de “Modelos de Dispersão”, cujo texto seria oito depois transformado

no livro “The Theory of Dispersion Models”, publicado pela Chapman and
Hall.

Em 1991, organizamos juntos no IMPA um Workshop de Teoria Assintótica

com alguns dos maiores pesquisadores da área que depois motivou a alguns
brasileiros

a trabalharem com ele.

Bent adorava o Brasil. Era uma pessoa dócil, muito alegre e querida por
todos que o conheceram.

A última vez que estive com ele foi em Piracicaba (ele gostava de ir a
ESALQ, principalmente

pela grande amizade que desfrutava com a Profa. Clarice Demétrio) e,

logo em seguida, num congresso internacional em Maresias.

Bent nos deixou muito jovem, um pouco mais de 60 anos, com vários projetos
científicos encaminhados.

Enviei, há algumas semanas, um e-mail para sua esposa Vera que leu para
ele. Depois ela

me disse que o Bent tinha ficado emocionado com minhas palavras.

Ele lutou bravamente contra o câncer e hoje Deus ajudou no alívio do seu

enorme sofrimento num leito do hospital. Que Deus conforte sempre Vera,

suas duas filhas e demais familiares.

Obrigado, Bent! Estou muito triste, mas foi muito bom e gratificante tê-lo

como amigo por 35 anos.