[ABE-L] Palavras do Luis Adalto

Basilio de Bragança Pereira basilio em hucff.ufrj.br
Sáb Fev 27 22:04:19 -03 2016

Certa vez fui ajudar o diretor de  minha unidade a fazer um relatório para
a FINEP, de onde recebíamos bolsa e verifiquei que aqueles que mais davam
aulas , tinham muitos alunos , , mais faziam consultorias e muito
publicavam.
Realmente Hedi assim como Dani são ótimos didatas e tambem ótimos  como
pesquisadores ( embora um pouco dificeis !!!!).
Quem assistiu aulas e seminários dos matemáticos  Luiz Adauto, Leopoldo
Nachibin,  Domingos Pisanelli e Chafi Haddad  não vão se achar grandes
didatas.
A letra no quadro negro  desta turma era algo excepcional, e ai você não
acreditava que eles conseguiriam dar toda a matéria do curso escrevendo no
quadro negro. Mas conseguiam, pela    grande capacidade de ser sucinto e ir
aos pontos importantes da matéria. Visitem a pagina do Luiz Adauto no
IM/UFRJ  http://www.im.ufrj.br/~medeiros/
<http://www.im.ufrj.br/~medeiros/>
Atualmente vejo isso no Dani e Hediberth e outros poucos ,  mas são exceção
. Todos dão aula com computador , não mais com apagador e giz
Atualmente o que se vê é que os jovens não sabem mais escrever , só se vê
garranchos e em letra maiuscula. So sabem escrever com o World !!!! Faço o
apelo: PELA VOLTA AO CADERNO DE CALIGRAFIA no 1o Grau.
Outro problema é o desinteresse em escrever livros ( no mundo todo ) pois
são menos importantes que artigos. Os mais capazes em pesquisa não tem
interesse em escreve-los .
Vejam a quantidade de livros de estatística escritos por curiosos e com
erros graves.
Luiz Adauto tem razão e recomendo escrevam artigos mas não esqueçam dos
livros , para isso é preciso muita didática e atualização no conhecimento.
Os livros destes antigos mestres muito ajudaram na nossa formação. Façam
isso para a próxima, principalmente os pesquisadores mais antigos e ativos.
Prof CR Rao quando deu sua ultima aula na PSU com 85 anos foi aplaudido de
pé pelos alunos e escreveu muitos livros e artigos. Hoje esta com 96 anos
bem ativo administrando seu Instituto CR Rao em Hayderab.
Vejam o ultimo livro dele   https://en.wikipedia.org/wiki/C._R._Rao. O
co-autor voces conhecem!!!!
Sir David Cox quando da uma palestra uma multidão vai assisti-lo . Escreveu
muitos artigos e 18 livros
vejam  https://en.wikipedia.org/wiki/David_Cox_(statistician) O 18o nao
esta na lista é de 1949 e eu consegui copia quando estava na PSU.
A universidade é o melhor lugar para trabalhar . Tanto para quem trabalha,
como para quem não trabalha Para quem trabalha apesar das dificuldades você
consegue produzir e ninguém te incomoda . Para quem não quer nada , em
algumas , também ninguém te incomoda ou não consegue .
Sou um otimista realista e não um pessimista.
Basilio

Em 27 de fevereiro de 2016 15:08, Fabio Machado <faprama em gmail.com>
escreveu:

> É importante reconhecer a importância dos bons professores mas cabe dizer
> que
> não sei de alunos que foram "estragados" por maus professores. Isto me
> parece
> desculpa de mau aluno.
>
> Sempre brinco com meus alunos sobre o fato que devo agradecimentos tanto
> aos meus
> bons professores quanto aos meus maus professores. Aos bons devo
> agradecimentos
> por motivos óbvios. Aos maus devo agradecimentos pelo fato de me deixarem
> como única opção estudar
> [...]

Basilio de Bragança Pereira, DIC and PhD(Imperial College), DL(COPPE)
UFRJ-Federal University of Rio de Janeiro
*Titular Professor of  Bioestatistics and of Applied Statistics
*FM-School of Medicine and COPPE-Posgraduate School of Engineering and
HUCFF-University Hospital Clementino Fraga Filho.
*Tel: 55 21 3938-7045/7047/2618
www.po.ufrj.br/basilio/

*Mail Address:
Programa de Produção - COPPE/UFRJ
Centro de Tecnologia, Bloco F, Sala105 -  Ilha do Fundão
Caixa Postal 68507
CEP 21941-972 Rio de Janeiro,RJ
Brazil