[ABE-L] Encontro UseRS - Evento satélite SINAPE

Filipe Zabala filipezabala em gmail.com
Sex Jul 8 14:00:52 -03 2016


Prezados,

convido a todos a participarem do próximo encontro do UseRS - Grupo de
Usuários de R do Rio Grande do Sul.

Este encontro ocorrerá no dia 27 de julho a partir das 9h, e será um evento
satélite do 22° SINAPE, em Porto Alegre.

Para participar do Meetup UseRS *não* será necessária a inscrição no SINAPE.

Maiores detalhes em http://www.meetup.com/pt-BR/UseRS_/


*c) Evento Satélite **- Meetup UseRS*



*Data: 27 de julho de 2016Horário: 8h*



*9:00 - 10:00 ShowRJoão Batista Gonçalves de Brito*
Especialista em Métodos Quantitativos - FAMAT-PUCRS

R é uma ferramenta gratuita, com origem na ambiência da ciência
estatística, que tem alçado proeminência nas mais diversas áreas de
conhecimento. O seu uso é facilmente extensível por meio de pacotes e a sua
linguagem conta com uma vibrante comunidade de colaboradores, a qual
contribui ativamente para agregar novos recursos. Com o objetivo de
explorar sua diversidade, a apresentação narra uma história - como pano de
fundo - para demonstrar a pluralidade de aplicações desta fantástica
linguagem de programação.

*R is a free tool that was started in the statistical science field. It has
highly excelled in several areas of knowledge. In addition to these, its
usage is easily expanded through packages, its language has the
contribution of a vibrant community of developers who actively adds new
features to it. In order to explore R diversity, this presentation tells a
story - as background - to demonstrate the plurality of applications of
<http://main/message?uid=MzcwMjU&folder=INBOX&externalAcc=&link_security=0&msg_flagged=false&show_msg_header=1>
this
fantastic programming language.*




*10:30 - 11:30 Startup IndexerFilipe Jaeger Zabala*
Mestre em Estatística - IME-USP

Resumo: O Startup Indexer é um índice para classificação de Novos Projetos
criado em RStudio. É baseado em princípios ordenados por prioridade. Cada
princípio possui uma ordem equivalente à sua pontuação. UseRS têm sua
pontuação homologada online nos itens de Comprometimento e Valoração.

*The Startup Indexer is an index for New Projects classification built on
RStudio. Is based on principles prioritized. Each principle has an
equivalent order to your score. UseRS have their online homologated score
in items Commitment and Valuation.*



*14:00 - 15:00 Estimação do valor futuro de cada clienteRodrigo Heldt
Silveira*
Mestre em Marketing - EA-UFRGS

A capacidade de o *marketing* mensurar e comunicar o valor de suas
atividades e investimentos tem sido uma das prioridades de pesquisa na área
nos últimos anos. Para atingir esse objetivo, a capacidade de mensurar
adequadamente os ativos de *marketing, *como o*Customer Lifetime Value* e,
de forma agregada, o *Customer Equity*, torna-se essencial, pois esses
ativos são considerados os elementos capazes de traduzir em valores
monetários o resultado dos diversos investimentos realizados pela área de
*marketing*. Diante da mensuração desses valores, é possível o planejamento
e a realização de ações mais precisas por parte dos profissionais de
*marketing*. Assim, o estudo que será apresentado trará a aplicação em R de
um modelo de estimação de *Customer Lifetime Value* no modo
*bottom-up* (individual
por cliente) em uma amostra de clientes de uma empresa do setor de serviços
financeiros. O modelo bayesiano hierárquico aplicado, com três regressões
estruturadas conforme o modelo *Seemingly Unrelated Regressions* (*SUR*)
(ZELNER, 1971), foi construído a partir dos trabalhos de Kumar *et al.*(2008),
Kumar e Shah (2009) e Cowles, Carlin e Connet (1996).

*The marketing capacity to measure and to communicate the value resultant
of its activities and investments has been one of the area top research
priorities in the last few years. In order to achieve this objective, the
capacity to appropriately measure the marketing assets, as theCustomer
Lifetime Value and, in aggregate form, the Customer Equity, has been
pointed out as essential, because this assets are considered elements
capable of translating the result of marketing investments into monetary
values. Given the measurement of those values, marketers become able to
plan and take more precise actions. Thus, the study that is going to be
presented will bring an implementation in R of a bottom-up Customer
Lifetime Value estimation model to a sample of customers from a company of
finance services. The bayesian hierarchical model, composed of three
regressions structured according to the Seemingly Unrelated Regressions
(SUR) model (ZELNER, 1971), was built from the works of Kumar et
al. (2008), Kumar and Shah (2009) and Cowles, Carlin and Connet (1996).*




*15:00 - 16:00 Gestão do portfolio de clientesCleo Schmitt Silveira*
Doutora em Marketing - EA-UFRGS
A gestão de clientes é um processo que envolve a tomada de decisões
estratégicas, que influenciam a composição do portfólio de clientes da
companhia, e operacionais, que afetam o relacionamento dos clientes com a
empresa no dia a dia. Apresentaremos um framework em R que propicia a
integração dessas duas perspectivas e permite aos gestores alocarem melhor
os recursos de marketing, por possibilitar (a) o incremento da eficiência
da carteira de clientes, a partir da sua otimização, e (b) a identificação
dos clientes mais propensos a gerarem lucros futuros, com base na modelagem
de customer lifetime value (CLV) sugerida. O framework de gestão de
clientes inclui a avaliação do risco e possibilita aos gestores uma visão
holística do negócio e particular de cada cliente.


*Customer management is a process that involves strategic decision-making,
which influence the composition of the customer portfolio, and operational
decision making, which affect the relationship of each customer with the
company. Will be presented a framework in R that provides the
integration of the strategic and operational perspectives, empowering
managers to better allocate marketing resources as it enables (a) the
increase of the efficiency of the customer portfolio, through its
optimization, and (b) the identification of the customers that are more
likely to bring profit in the future, through the customer lifetime value
(CLV) model developed. The framework includes risk assessment and it
enables marketing managers to have a holistic vision of their customer
portfolio and to drilldown into a particular vision of each customer.*




*16:30 - 17:30 Novidades apresentadas no The R User Conference
2016Cristofer Weber*
Mestre em Ciência da Computação – PPGCC-PUCRS e Data Scientist @ NeoGrid
Assuntos que serão cobertos:

   - Ensembles (Random Forest, Gradient Boosting)
   - Computação de Alto Desempenho & Big Data
   - Tidy Data (universo de packages desenvolvidas por Hadley Wickham)
   - Ferramentas para avaliação de desempenho de código em R
   - Comunidade R



Filipe Zabala
PUCRS
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