[ABE-L] Doutrinação nas ideológica nas escolas

Alexandre Galvão Patriota patriota.alexandre em gmail.com
Sex Jun 3 11:23:21 -03 2016


Só mais um ponto:

É óbvio que educar é um ato político, porém não deveria ser ideológico
partidário.

Quando fazem a crítica de que a educação está contaminada pela política, as
pessoas não se referem ao termo geral da política que tem a ver com as
relações humanas. Elas se referem às certas ideologias que aprisionam o
sujeito em um modo de pensar.

Não deveria ser necessário explicar o porquê a conclusão da proposicão
"Educar é um ato político, portanto educarei segundo a minha ideologia" é
falaciosa. O fato de um educador não conseguir fazer uso de meta-linguagens
para apresentar outras ideologias não é uma restrição física ou linguística
ou lógica impossível de ser superada, esta é uma restrição do educador que
em geral foi castrado intelectualmente pelo universo semântico que lhe foi
imposto na sequência doutrinaria.



2016-06-03 9:19 GMT-04:00 Alexandre Galvão Patriota <
patriota.alexandre em gmail.com>:

> Prezadas Márcia e Doris,
>
> Parece haver um consenso entre os pesquisadores da área de educação de que
> a doutrinação política e ideológica no ensino é necessária e inevitável
> para que os *oprimidos* possam ascender à sociedade. Essa perspectiva é
> ecoada no artigo "O papel social do professor: uma contribuição da
> filosofia da educação e do pensamento freireano à formação do professor''
> por Maria José F.~Ruiz:
>
> "Segundo Gadotti (1998), faz-se mister que o professor se assuma enquanto
>> um profissional do humano, social e político, tomando partido e não sendo
>> omisso, neutro, mas sim definindo para si de qual lado está, pois se
>> apoiando nos ideais freireanos, ou se está a favor dos oprimidos ou contra
>> eles. Posicionando-se então este profissional não mais neutro, pode
>> ascender à sociedade usando a educação como instrumento de luta, levando a
>> população a uma consciência crítica que supere o senso comum, todavia não o
>> desconsiderando.''  (Ruiz, 2003)
>>
>
> Esta é a narrativa utilizada por alguns intelectuais das ciências humanas.
> A questão que vai de encontro a este discurso é que os "dois lados''
> descritos acima fazem parte de uma ficção. É um dos possíveis olhares sobre
> as relações sociais, pois várias outras narrativas e significações para os
> conceitos oprimidos e opressores podem ser construídas.
>
> Schopenhauer defendia que para se fazer uma análise objetiva, honesta e
> precisa era necessário idealmente se distanciar do objeto de estudo, ou
> seja, seria necessário excluir os afetos e as paixões da atividade
> intelectual; esse seria o puro sujeito de conhecimento para Schopenhauer.
> Nietzsche contestou esse ideal dizendo que é  impossível remover os afetos
> e as paixões das análises intelectuais. Isso, num primeiro momento, parece
> ir ao encontro do que defendem alguns intelectuais brasileiros sobre a
> doutrinação ideológico-partidária no ensino. Mas é só num primeiro momento,
> pois, para Nietzsche, não basta ter apenas uma paixão, é necessário ter
> várias paixões.  Para uma análise substancial, Nietzsche sugere
> experimentar com paixão o objeto da análise em suas diferentes
> vertentes/vieses/interpretações. Esse é o jogo entre os conceitos apolíneo
> (relacionado àquele estado de contemplação  ao longe) e dionisíaco
> (relacionado à embriaguez, às paixões). Alguns intelectuais parecem estar
> presos no estado dionisíaco de um dos vieses, e têm a plena convicção de
> que essa única paixão é necessária e suficiente para uma análise
> intelectual das relações humanas.
>
> Como definir os conceitos oprimidos e opressores? Poder-se-ia considerar
> que qualquer pessoa que doutrine e tenha o Poder da Palavra é um tipo de
> opressor. Talvez o opressor que mais *oprime*, pois o doutrinador
> Dono-da-Palavra impõe aos outros a sua forma de pensar, a sua estrutura
> mental, a sua interpretação do mundo, faz o outro mudar de ideia, impõe
> seus valores, impõe seus princípios, seu ritmo, diz o que é certo e o que é
> errado, muda a moral, muda a ética, etc. O oprimido é aquele que é seduzido
> pelo pensamento do outro, é o esfarrapado das ideias, é o carente da
> linguagem, é o vulnerável intelectual, e assim por diante. O doutrinador
> seria, segundo este critério, um opressor que deseja manter seus oprimidos
> aprisionados em seu universo de significações. Infelizmente, os desfechos
> reais de quaisquer doutrinações dificilmente serão aqueles previstos pela
> doutrina ideológica, simplesmente porque os seres humanos são mais
> complexos do que os agentes definidos em uma teoria ideológica.
>
> Para exemplos de doutrinação ideológica gravíssima no ensino básico,
> recomendo a tese de doutorado “Doutrinação:a Influência do Pensamento
> Gramsciano na Geografia Crítica Escolar  Brasileira” cujo resumo segue
> abaixo:
>
> *Resumo*:
> A tese, "Doutrinação: a Influência do Pensamento Gramsciano na Geografia
> Crítica Escolar Brasileira", em síntese, procura demonstrar que a Geografia
> radical ou crítica escolar de matiz marxista, apresenta-se comprometida com
> ideologias que manifestam, prioritariamente, mote político em detrimento do
> científico. Ela vem eivada de doutrinação ideológica que se antepõe e
> altera o processo de produção e disseminação do conhecimento geográfico. O
> que abre precedente ao contraponto weberiano que diz: a ciência e o ensino
> não devem misturar-se ao político. Exibe evolução do pensamento gramsciano,
> sua elaboração pedagógica, bem como algumas categorias e conceitos
> pertinentes à tese, destacando conceitos de hegemonia, escola única,
> intelectuais, estado ampliado e sociedade civil. Mostra a prevalência da
> Geografia Crítica na educação brasileira, assim como traça breve evolução
> paradigmática da Geografia Acadêmica, seus antecedentes, seu caráter
> educativo e sua institucionalização no Brasil. Constata a influência de
> Antonio Gramsci na Geografia Crítica escolar brasileira, por meio de
> Análise de Conteúdo e forma de comunicação discursiva. Sistematiza Análises
> de Conteúdo, Documentos (de Bardin) e Impressões Discursivas na disciplina
> de Geografia, mediante discursos restritos (monólogo, diálogos e grupos
> restritos) e discursos abrangentes (comunicação de massa) presentes nas
> DCEs de Geografia do Estado do Paraná e conteúdos expressos nos livros
> didáticos de Geografia, além de impressões discursivas de professores e
> coordenadores técnico-pedagógicos de geografia. Estas, mediante fragmentos
> de conteúdos discursivos (Leitura Flutuante), mostram que a influência
> gramsciana ocorre nas entrelinhas, por meio de vários autores que muitas
> vezes não citam, mas usam de seu pensamento, seus temas, seus conceitos e
> suas categorias. PALAVRAS-CHAVE: Gramsci, Geografia Escolar Crítica, Ensino
> de Geografia, Doutrinação Ideológica, Ciência e Política na Educação.
>
> *Referência*:
> Ruiz, M.J.F. (2003). O papel social do professor: uma contribuição da
> filosofia da educação e do pensamento freireano à formação do professor, *Revista
> Iberoamericana de Educación,*  *33*, http://rieoei.org/rie33a03.htm
>
> Correia, M.A. (2015). Doutrinação : a influência do pensamento gramsciano
> na geografia crítica escolar brasileira,
> http://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/38216
>
> 2016-06-03 8:13 GMT-04:00 Márcia Branco <mbranco em ime.usp.br>:
>
>> Muito bom Doris! Obrigada por divulgar.
>>
>> "A doutrinação ideológica está presente nas escolas desde sempre "
>>
>> Márcia Branco.
>>
>> 2016-06-03 9:05 GMT-03:00 Doris Fontes <dsfontes em gmail.com>:
>>
>>> Sobre o projeto ESCOLA SEM PARTIDO -
>>> http://www.cartaeducacao.com.br/artigo/a-falacia-da-escola-sem-partido-ou-do-pensamento-unico/
>>>
>>> Em 3 de junho de 2016 05:01, Elias Teixeira Krainski via abe <
>>> abe em lists.ime.usp.br> escreveu:
>>>
>>>> Bom dia,
>>>>
>>>> Só vou me atentar a um pequeno detalhe: dados. Acredito que o IBGE
>>>> (entre outros) e nós, em geral, poderíamos contribuir contra o um
>>>> bombardeio de desinformação ou informação errada. A título de exemplo, já
>>>> vi gráfico errado que alguém postou no Facebook sobre o crescimento do PIB
>>>> em vários governos. Também sobre inflação. Muitos de nós aqui poderia
>>>> simplesmente fazer o gráfico com os dados corretos. Dados esses que são
>>>> públicos.
>>>>
>>>> Abraços,
>>>> Elias
>>>>
>>>>
>>>> On 03/06/16 07:45, Alexandre Galvão Patriota wrote:
>>>>
>>>> Realmente vivemos numa era das trevas e da desinformação. Infelizmente
>>>> as pessoas baseiam  suas crenças em manchetes sensacionalistas, sejam da
>>>> grande mídia, blogs, facebook, whatsapp, etc. Não acho que sairemos dessa
>>>> era tão cedo, pois ler  fontes primárias dá trabalho e poucas pessoas
>>>> realmente querem entender com mais profundidade, infelizmente quer-se
>>>> apenas um motivo para gritar.
>>>>
>>>> Hoje em dia pequenos grupos se organizam para manter/aumentar
>>>> privilégios específicos para classes específicas usando discursos
>>>> demagógicos. Ninguém está disposto a tirar da própria carne, e sempre a
>>>> corda estoura do lado do grupo mais fraco (menos organizado). Pelo visto
>>>> essa irracionalidade permanecerá por bastante tempo no Brasil.
>>>>
>>>> Só para esclarecer um ponto. O Alexandre Frota entregou o projeto da
>>>> Escola Sem Partido, não foi ele que escreveu o projeto. Não estou dizendo
>>>> que o projeto é relevante ou não, eu não o li na integra, mas sei que o
>>>> projeto pretende excluir a ideologia partidária bem conhecida que ocorre
>>>> nas escolas de ensino básico.
>>>>
>>>>
>>>>
>>>> 2016-06-02 23:49 GMT-04:00 Pledson Guedes de Medeiros <
>>>> <pledson em ccet.ufrn.br>pledson em ccet.ufrn.br>:
>>>>
>>>>> Caros,
>>>>> Muito boa a reportagem do Valor Econômico que trata da forma de
>>>>> mudança,
>>>>> ou seria descaracterização que se deseja no IBGE? Não sei...
>>>>>
>>>>> Mas não é surpresa pois esse CHOQUE de gestão, em 20 dias, fechou o
>>>>> Ministério da Cultura, fechou o Ministério de ciência e Tecnologia e o
>>>>> Ministro da Educação, pasmem, recebeu em seu gabinete, o "ator"
>>>>> Alexandre
>>>>> Frota, que protocolou um documento com pontos para modernização da
>>>>> Educação no país...
>>>>> Nada contra o, digamos, ator, mas confesso que estou ansioso para ver
>>>>> este
>>>>> documento com as Novas Diretrizes a serem adotadas na educação. Será
>>>>> que o
>>>>> Frota deu sugestões para mudanças no Ensino Superior? Isso para não
>>>>> falar
>>>>> que o próprio ministro havia dito que iria incentivar a pós paga
>>>>> (profissionalizante), pois as universidades precisavam atrair
>>>>> recursos...
>>>>>
>>>>> Quanto ao funcionamento de órgãos públicos, onde pessoas assumem
>>>>> chefias
>>>>> muitas vezes sem querer, é bom lembrar que o fazem para dar a sua
>>>>> contribuição também na parte administrativa, e assim como no IBGE
>>>>> existe
>>>>> um corpo técnico comprometido e capaz, isso também existe nas Federais
>>>>> e
>>>>> em outros órgãos públicos.
>>>>> Dizer que existem Muitos órgãos públicos que funcionam de forma
>>>>> ineficiente é desrespeitar os que deram duro para construir diversas
>>>>> instituições sérias e eficientes que temos hoje no país, como o IBGE, o
>>>>> IMPA, Institutos como o do Cérebro-UFRN, as Federais, os IFRNs, etc...
>>>>>
>>>>> E por falar em Instituto Millenium (IMIL), um de seus
>>>>> membros-fundadores,
>>>>> o Rodrigo Constantino, também é Presidente do Conselho do Instituto
>>>>> Liberal, que acabou de publicar o texto “Complicação como método
>>>>> ideológico” que teve uma repercussão negativa por ofender a comunidade
>>>>> cientifica, vejam nota de retratação abaixo
>>>>>
>>>>> http://jornalggn.com.br/noticia/instituto-liberal-pede-desculpas-por-
>>>>> enquadrar-fisica-quantica-como-instrumento-marxista
>>>>> <http://jornalggn.com.br/noticia/instituto-liberal-pede-desculpas-por-enquadrar-fisica-quantica-como-instrumento-marxista>
>>>>>
>>>>> Como bem disse o Basílio, entramos na era das trevas, mas tenho a
>>>>> ligeira
>>>>> impressão que logo sairemos dela, tamanho o CHOQUE de gestão e falta de
>>>>> habilidade das pessoas indicadas...
>>>>> Como diz o ditado, quem vai com muita sede ao pote...
>>>>> Att
>>>>>
>>>>> Pledson Guedes de Medeiros
>>>>> Professor Associado
>>>>> Sala 73 - Departamento de Estatística - CCET - UFRN
>>>>>
>>>>> #StopTheCoulpInBrazil
>>>>>
>>>>>
>>>>> ---------- Original Message -----------
>>>>> From: Doris Fontes <dsfontes em gmail.com>
>>>>> To: Dione Maria Valenca < <dione em ccet.ufrn.br>dione em ccet.ufrn.br>
>>>>> Cc: abe <abe-bounces em lists.ime.usp.br>, "abe-l em ime.usp.br" <abe-
>>>>> l em ime.usp.br>
>>>>> Sent: Thu, 2 Jun 2016 20:56:38 -0300
>>>>> Subject: Re: [ABE-L] IBGE tem novo presidente
>>>>>
>>>>> > Valor Econômico:
>>>>> > http://www.valor.com.br/brasil/4585317/corpo-tecnico-do-ibge-ve-
>>>>> > conflito-de-interesse-em-novo-presidente
>>>>> >
>>>>> > Em 2 de junho de 2016 17:45, Dione Maria Valenca <dione em ccet.ufrn.br
>>>>> >
>>>>> > escreveu:
>>>>> >
>>>>> > >
>>>>> > >
>>>>> > >  Totalmente de acordo com o professor Basílio.
>>>>> > >
>>>>> > > Saudações
>>>>> > >
>>>>> > > Dione Maria Valença
>>>>> > > UFRN
>>>>> > >
>>>>> > > #StopTheCoulpInBrazil
>>>>> > >
>>>>> > > --
>>>>> > > Open WebMail Project ( <http://openwebmail.org>
>>>>> http://openwebmail.org)
>>>>> > >
>>>>> > >
>>>>> > > ---------- Original Message -----------
>>>>> > > From: Basilio de Bragança Pereira < <basilio em hucff.ufrj.br>
>>>>> basilio em hucff.ufrj.br>
>>>>> > > To: matias.lima em ibge.gov.br
>>>>> > > Cc: abe <abe-bounces em lists.ime.usp.br>, "abe-l em ime.usp.br" <
>>>>> > > abe-l em ime.usp.br>
>>>>> > > Sent: Thu, 2 Jun 2016 14:58:22 -0300
>>>>> > > Subject: Re: [ABE-L] IBGE tem novo presidente
>>>>> > >
>>>>> > > > Estamos voltando as trevas com essa gente
>>>>> > > > Basilio
>>>>> > > >
>>>>> > > > Em 2 de junho de 2016 14:30, < <matias.lima em ibge.gov.br>
>>>>> matias.lima em ibge.gov.br> escreveu:
>>>>> > > >
>>>>> > > > > Gabriel
>>>>> > > > > Como muito bem colocado pela Denise,  eu também não!!!
>>>>> > > > >
>>>>> > > > > Saudações
>>>>> > > > > Matias
>>>>> > > > >
>>>>> > > > >
>>>>> > > > > José Matias de Lima
>>>>> > > > > Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE
>>>>> > > > > Rua André Cavalcanti 106
>>>>> > > > > 20 231-050 Santa Tereza - Rio de Janeiro
>>>>> > > > > Sala 405
>>>>> > > > > Telefone (21) 2142 4676 ou 2142 4685
>>>>> > > > > e-mail:matias.lima em ibge.gov.br
>>>>> > > > >
>>>>> > > > >
>>>>> > > > >
>>>>> > > > > De:        Denise Britz do Nascimento Silva
>>>>> <denisebritz em gmail.com>
>>>>> > > > > Para:        Gabriel Afonso Marchesi Lopes
>>>>> <marchesilopes em hotmail.com
>>>>> > > >,
>>>>> > > > > Cc:        " <abe-l em ime.usp.br>abe-l em ime.usp.br" <
>>>>> abe-l em ime.usp.br>
>>>>> > > > > Data:        02/06/2016 14:17
>>>>> > > > > Assunto:        Re: [ABE-L] IBGE tem novo presidente
>>>>> > > > > Enviado por:        "abe" <abe-bounces em lists.ime.usp.br>
>>>>> > > > > ------------------------------
>>>>> > > > >
>>>>> > > > >
>>>>> > > > >
>>>>> > > > > Gabriel
>>>>> > > > >
>>>>> > > > > Não reconheço o IBGE, nem o atual corpo gerencial do IBGE e
>>>>> nem a
>>>>> mim
>>>>> > > > > (como *servidora pública*) na descrição colocada na sua
>>>>> mensagem.
>>>>> > > > >
>>>>> > > > > Saudações
>>>>> > > > >
>>>>> > > > > Denise
>>>>> > > > >
>>>>> > > > > Em 2 de junho de 2016 13:41, Gabriel Afonso Marchesi Lopes <
>>>>> > > > > *marchesilopes em hotmail.com* <marchesilopes em hotmail.com>>
>>>>> escreveu:
>>>>> > > > > Prezados,
>>>>> > > > >
>>>>> > > > > Não conheço o indivíduo, mas ao saber que ele escreve para o
>>>>> Instituto
>>>>> > > > > Millenium, já comecei vê-lo com bons olhos, impressão que
>>>>> apenas
>>>>> foi
>>>>> > > > > melhorando ao tomar conhecimento de suas qualificações e de
>>>>> seus
>>>>> > > textos.
>>>>> > > > > Passa-me a sensação de ser alguém com visão e bom entendimento
>>>>> de
>>>>> > > mercado.
>>>>> > > > >
>>>>> > > > > É exatamente o que precisamos nos órgãos públicos: Gestores com
>>>>> foco em
>>>>> > > > > eficiência, que busquem melhorar a prestação de serviços à
>>>>> população
>>>>> > > > > concomitantemente com a redução de custos e desperdícios, pois
>>>>> hoje o
>>>>> > > que
>>>>> > > > > mais vemos é servidor público esbanjando verbas e aplicando mal
>>>>> aquilo
>>>>> > > que
>>>>> > > > > é do povo, às vezes por má-fé (forma dolosa) e às vezes por
>>>>> imperícia
>>>>> > > > > (forma culposa), como nos casos de chefes de departamentos e
>>>>> órgãos que
>>>>> > > > > fazem bobagens gigantescas em razão de nossa estrutura
>>>>> administrativa
>>>>> > > no
>>>>> > > > > setor público permitir que pessoas sem o mínimo de formação em
>>>>> direito,
>>>>> > > > > economia, contabilidade e administração ocupem tais cargos.
>>>>> > > > >
>>>>> > > > > Abraços,
>>>>> > > > > --
>>>>> > > > > Gabriel Afonso Marchesi Lopes
>>>>> > > > > Atuário MTb/MIBA nº 2.068
>>>>> > > > > Estatístico CONRE/4ª Região nº 9.765
>>>>> > > > > Pós-graduado em Perícia e Auditoria - NECON/UFRGS
>>>>> > > > > Currículo Lattes: * <http://lattes.cnpq.br/3963674028217040*>
>>>>> http://lattes.cnpq.br/3963674028217040*
>>>>> > > > > < <http://lattes.cnpq.br/3963674028217040>
>>>>> http://lattes.cnpq.br/3963674028217040>
>>>>> > > > > Telefone: (0xx51) 9727.2524
>>>>> > > > >
>>>>> > > > >
>>>>> > > > > ------------------------------
>>>>> > > > > Date: Tue, 31 May 2016 21:12:47 -0300
>>>>> > > > > From: * <denisebritz em gmail.com>denisebritz em gmail.com* <
>>>>> denisebritz em gmail.com>
>>>>> > > > > CC: * <abe-l em ime.usp.br>abe-l em ime.usp.br* <abe-l em ime.usp.br>
>>>>> > > > > Subject: Re: [ABE-L] IBGE tem novo presidente
>>>>> > > > >
>>>>> > > > >
>>>>> > > > > Dani
>>>>> > > > > a notícia apareceu pela primeira vez  hoje mais cedo numa
>>>>> matéria
>>>>> da
>>>>> > > Folha
>>>>> > > > > de São Paulo.
>>>>> > > > >
>>>>> > > > > No IBGE, ainda não fomos comunicados formalmente mas acredito
>>>>> que
>>>>> > > amanhã
>>>>> > > a
>>>>> > > > > direção deve dar notícias aos funcionários.
>>>>> > > > >
>>>>> > > > > Hoje o IBGE publicou a 75a edição do Anuário Estatístico
>>>>> Brasileiro.
>>>>> > > > >
>>>>> > > > > *https://www.facebook.com/ibgeoficial/*
>>>>> > > > > < <https://www.facebook.com/ibgeoficial/>
>>>>> https://www.facebook.com/ibgeoficial/>
>>>>> > > > >
>>>>> > > > > Abraços
>>>>> > > > > Denise
>>>>> > > > >
>>>>> > > > >
>>>>> > > > >
>>>>> > > > >
>>>>> > > > >
>>>>> > > > > Em 31 de maio de 2016 20:05, Dani Gamerman <*dani em im.ufrj.br*
>>>>> > > > > < <dani em im.ufrj.br>dani em im.ufrj.br>> escreveu:
>>>>> > > > > Ele é Paulo Rabello de Castro.
>>>>> > > > > Para saber mais sobre ele, sugiro visita a
>>>>> > > > > *
>>>>> www.institutomillenium.org.br/author/paulo-rabello-de-castro/*
>>>>> > > > > <
>>>>> <http://www.institutomillenium.org.br/author/paulo-rabello-de-castro/>
>>>>> http://www.institutomillenium.org.br/author/paulo-rabello-de-
>>>>> castro/>
>>>>> > > > > onde ele publicou vários textos.
>>>>> > > > >
>>>>> > > > > Abs
>>>>> > > > > Dani
>>>>> > > > >
>>>>> > > > >
>>>>> > > > > *************************************************
>>>>> > > > > Dani Gamerman
>>>>> > > > > Depto. de Métodos Estatísticos (DME)
>>>>> > > > > Lab. de Sistemas Estocásticos (LSE)
>>>>> > > > > Instituto de Matemática - UFRJ
>>>>> > > > > *http://www.dme.ufrj.br/dani* <http://www.dme.ufrj.br/dani>
>>>>> > > > > *www.statpop.com.br* <http://www.statpop.com.br/>
>>>>> > > > > fbook: StatPop, twitter: @blogStatPop
>>>>> > > > > *************************************************
>>>>> > > > >
>>>>> > > > >
>>>>> > > > > _______________________________________________
>>>>> > > > > abe mailing list
>>>>> > > > > *abe em lists.ime.usp.br* < <abe em lists.ime.usp.br>
>>>>> abe em lists.ime.usp.br>
>>>>> > > > > *https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe*
>>>>> > > > > < <https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe>
>>>>> https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe>
>>>>> > > > >
>>>>> > > > >
>>>>> > > > > _______________________________________________ abe mailing
>>>>> list
>>>>> > > > > *abe em lists.ime.usp.br* < <abe em lists.ime.usp.br>
>>>>> abe em lists.ime.usp.br>
>>>>> > > > > *https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe*
>>>>> > > > > < <https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe>
>>>>> https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe>
>>>>> > > > >
>>>>> > > > > _______________________________________________
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>>>>> > > > > < <https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe>
>>>>> https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe>
>>>>> > > > >
>>>>> > > > > _______________________________________________
>>>>> > > > > abe mailing list
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>>>>> > > > >
>>>>> > > > >
>>>>> > > > > ------------------------------
>>>>> > > > >
>>>>> > > > >
>>>>> > > > >
>>>>> > > > > * Esta mensagem é reservada. Sua divulgação, distribuição,
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>>>>> > > por
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>>>>> reserved.
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>>>>> > > > > disclosure, distribution, reproduction, or any other form of
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>>>>> is
>>>>> > > > > prohibited and shall depend upon previous proper authorization.
>>>>> The
>>>>> > > sender
>>>>> > > > > uses electronic mail in the exercise of his/her work or by
>>>>> virtue
>>>>> > > thereof,
>>>>> > > > > and the Institution accepts no liability for its undue use. If
>>>>> you
>>>>> have
>>>>> > > > > received this e-mail by mistake, please delete it immediately.*
>>>>> > > > > _______________________________________________
>>>>> > > > > abe mailing list
>>>>> > > > > abe em lists.ime.usp.br
>>>>> > > > > https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe
>>>>> > > > >
>>>>> > > > >
>>>>> > > >
>>>>> > > > --
>>>>> > > > Basilio de Bragança Pereira, DIC and PhD(Imperial College),
>>>>> > > > DL(COPPE) UFRJ-Federal University of Rio de Janeiro *Titular
>>>>> > > > Professor of  Bioestatistics and of Applied Statistics (Retired)
>>>>> *FM-
>>>>> > > > School of Medicine and COPPE-Posgraduate School of Engineering
>>>>> and
>>>>> > > > HUCFF-University Hospital Clementino Fraga Filho. *Tel: 55 21
>>>>> 3938-
>>>>> > > 7045/7047/2618
>>>>> > > > www.po.ufrj.br/basilio/
>>>>> > > >
>>>>> > > > *Mail Address:
>>>>> > > > Programa de Produção - COPPE/UFRJ
>>>>> > > > Centro de Tecnologia, Bloco F, Sala105 -  Ilha do Fundão
>>>>> > > > Caixa Postal 68507
>>>>> > > > CEP 21941-972 Rio de Janeiro,RJ
>>>>> > > > Brazil
>>>>> > > ------- End of Original Message -------
>>>>> > >
>>>>> > > _______________________________________________
>>>>> > > abe mailing list
>>>>> > > abe em lists.ime.usp.br
>>>>> > > https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe
>>>>> > >
>>>>> ------- End of Original Message -------
>>>>>
>>>>> _______________________________________________
>>>>> abe mailing list
>>>>> abe em lists.ime.usp.br
>>>>> https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe
>>>>>
>>>>
>>>>
>>>>
>>>> --
>>>> Prof. Dr. Alexandre G. Patriota,
>>>> Department of Statistics,
>>>> Institute of Mathematics and Statistics,
>>>> University of São Paulo, Brazil.
>>>>
>>>>
>>>> _______________________________________________
>>>> abe mailing listabe em lists.ime.usp.brhttps://lists.ime.usp.br/listinfo/abe
>>>>
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Prof. Dr. Alexandre G. Patriota,
Department of Statistics,
Institute of Mathematics and Statistics,
University of São Paulo, Brazil.
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