[ABE-L] Doutrinação nas ideológica nas escolas

Alexandre Galvão Patriota patriota.alexandre em gmail.com
Sex Jun 3 10:19:29 -03 2016


Prezadas Márcia e Doris,

Parece haver um consenso entre os pesquisadores da área de educação de que
a doutrinação política e ideológica no ensino é necessária e inevitável
para que os *oprimidos* possam ascender à sociedade. Essa perspectiva é
ecoada no artigo "O papel social do professor: uma contribuição da
filosofia da educação e do pensamento freireano à formação do professor''
por Maria José F.~Ruiz:

"Segundo Gadotti (1998), faz-se mister que o professor se assuma enquanto
> um profissional do humano, social e político, tomando partido e não sendo
> omisso, neutro, mas sim definindo para si de qual lado está, pois se
> apoiando nos ideais freireanos, ou se está a favor dos oprimidos ou contra
> eles. Posicionando-se então este profissional não mais neutro, pode
> ascender à sociedade usando a educação como instrumento de luta, levando a
> população a uma consciência crítica que supere o senso comum, todavia não o
> desconsiderando.''  (Ruiz, 2003)
>

Esta é a narrativa utilizada por alguns intelectuais das ciências humanas.
A questão que vai de encontro a este discurso é que os "dois lados''
descritos acima fazem parte de uma ficção. É um dos possíveis olhares sobre
as relações sociais, pois várias outras narrativas e significações para os
conceitos oprimidos e opressores podem ser construídas.

Schopenhauer defendia que para se fazer uma análise objetiva, honesta e
precisa era necessário idealmente se distanciar do objeto de estudo, ou
seja, seria necessário excluir os afetos e as paixões da atividade
intelectual; esse seria o puro sujeito de conhecimento para Schopenhauer.
Nietzsche contestou esse ideal dizendo que é  impossível remover os afetos
e as paixões das análises intelectuais. Isso, num primeiro momento, parece
ir ao encontro do que defendem alguns intelectuais brasileiros sobre a
doutrinação ideológico-partidária no ensino. Mas é só num primeiro momento,
pois, para Nietzsche, não basta ter apenas uma paixão, é necessário ter
várias paixões.  Para uma análise substancial, Nietzsche sugere
experimentar com paixão o objeto da análise em suas diferentes
vertentes/vieses/interpretações. Esse é o jogo entre os conceitos apolíneo
(relacionado àquele estado de contemplação  ao longe) e dionisíaco
(relacionado à embriaguez, às paixões). Alguns intelectuais parecem estar
presos no estado dionisíaco de um dos vieses, e têm a plena convicção de
que essa única paixão é necessária e suficiente para uma análise
intelectual das relações humanas.

Como definir os conceitos oprimidos e opressores? Poder-se-ia considerar
que qualquer pessoa que doutrine e tenha o Poder da Palavra é um tipo de
opressor. Talvez o opressor que mais *oprime*, pois o doutrinador
Dono-da-Palavra impõe aos outros a sua forma de pensar, a sua estrutura
mental, a sua interpretação do mundo, faz o outro mudar de ideia, impõe
seus valores, impõe seus princípios, seu ritmo, diz o que é certo e o que é
errado, muda a moral, muda a ética, etc. O oprimido é aquele que é seduzido
pelo pensamento do outro, é o esfarrapado das ideias, é o carente da
linguagem, é o vulnerável intelectual, e assim por diante. O doutrinador
seria, segundo este critério, um opressor que deseja manter seus oprimidos
aprisionados em seu universo de significações. Infelizmente, os desfechos
reais de quaisquer doutrinações dificilmente serão aqueles previstos pela
doutrina ideológica, simplesmente porque os seres humanos são mais
complexos do que os agentes definidos em uma teoria ideológica.

Para exemplos de doutrinação ideológica gravíssima no ensino básico,
recomendo a tese de doutorado “Doutrinação:a Influência do Pensamento
Gramsciano na Geografia Crítica Escolar  Brasileira” cujo resumo segue
abaixo:

*Resumo*:
A tese, "Doutrinação: a Influência do Pensamento Gramsciano na Geografia
Crítica Escolar Brasileira", em síntese, procura demonstrar que a Geografia
radical ou crítica escolar de matiz marxista, apresenta-se comprometida com
ideologias que manifestam, prioritariamente, mote político em detrimento do
científico. Ela vem eivada de doutrinação ideológica que se antepõe e
altera o processo de produção e disseminação do conhecimento geográfico. O
que abre precedente ao contraponto weberiano que diz: a ciência e o ensino
não devem misturar-se ao político. Exibe evolução do pensamento gramsciano,
sua elaboração pedagógica, bem como algumas categorias e conceitos
pertinentes à tese, destacando conceitos de hegemonia, escola única,
intelectuais, estado ampliado e sociedade civil. Mostra a prevalência da
Geografia Crítica na educação brasileira, assim como traça breve evolução
paradigmática da Geografia Acadêmica, seus antecedentes, seu caráter
educativo e sua institucionalização no Brasil. Constata a influência de
Antonio Gramsci na Geografia Crítica escolar brasileira, por meio de
Análise de Conteúdo e forma de comunicação discursiva. Sistematiza Análises
de Conteúdo, Documentos (de Bardin) e Impressões Discursivas na disciplina
de Geografia, mediante discursos restritos (monólogo, diálogos e grupos
restritos) e discursos abrangentes (comunicação de massa) presentes nas
DCEs de Geografia do Estado do Paraná e conteúdos expressos nos livros
didáticos de Geografia, além de impressões discursivas de professores e
coordenadores técnico-pedagógicos de geografia. Estas, mediante fragmentos
de conteúdos discursivos (Leitura Flutuante), mostram que a influência
gramsciana ocorre nas entrelinhas, por meio de vários autores que muitas
vezes não citam, mas usam de seu pensamento, seus temas, seus conceitos e
suas categorias. PALAVRAS-CHAVE: Gramsci, Geografia Escolar Crítica, Ensino
de Geografia, Doutrinação Ideológica, Ciência e Política na Educação.

*Referência*:
Ruiz, M.J.F. (2003). O papel social do professor: uma contribuição da
filosofia da educação e do pensamento freireano à formação do
professor, *Revista
Iberoamericana de Educación,*  *33*, http://rieoei.org/rie33a03.htm

Correia, M.A. (2015). Doutrinação : a influência do pensamento gramsciano
na geografia crítica escolar brasileira,
http://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/38216

2016-06-03 8:13 GMT-04:00 Márcia Branco <mbranco em ime.usp.br>:

> Muito bom Doris! Obrigada por divulgar.
>
> "A doutrinação ideológica está presente nas escolas desde sempre "
>
> Márcia Branco.
>
> 2016-06-03 9:05 GMT-03:00 Doris Fontes <dsfontes em gmail.com>:
>
>> Sobre o projeto ESCOLA SEM PARTIDO -
>> http://www.cartaeducacao.com.br/artigo/a-falacia-da-escola-sem-partido-ou-do-pensamento-unico/
>>
>> Em 3 de junho de 2016 05:01, Elias Teixeira Krainski via abe <
>> abe em lists.ime.usp.br> escreveu:
>>
>>> Bom dia,
>>>
>>> Só vou me atentar a um pequeno detalhe: dados. Acredito que o IBGE
>>> (entre outros) e nós, em geral, poderíamos contribuir contra o um
>>> bombardeio de desinformação ou informação errada. A título de exemplo, já
>>> vi gráfico errado que alguém postou no Facebook sobre o crescimento do PIB
>>> em vários governos. Também sobre inflação. Muitos de nós aqui poderia
>>> simplesmente fazer o gráfico com os dados corretos. Dados esses que são
>>> públicos.
>>>
>>> Abraços,
>>> Elias
>>>
>>>
>>> On 03/06/16 07:45, Alexandre Galvão Patriota wrote:
>>>
>>> Realmente vivemos numa era das trevas e da desinformação. Infelizmente
>>> as pessoas baseiam  suas crenças em manchetes sensacionalistas, sejam da
>>> grande mídia, blogs, facebook, whatsapp, etc. Não acho que sairemos dessa
>>> era tão cedo, pois ler  fontes primárias dá trabalho e poucas pessoas
>>> realmente querem entender com mais profundidade, infelizmente quer-se
>>> apenas um motivo para gritar.
>>>
>>> Hoje em dia pequenos grupos se organizam para manter/aumentar
>>> privilégios específicos para classes específicas usando discursos
>>> demagógicos. Ninguém está disposto a tirar da própria carne, e sempre a
>>> corda estoura do lado do grupo mais fraco (menos organizado). Pelo visto
>>> essa irracionalidade permanecerá por bastante tempo no Brasil.
>>>
>>> Só para esclarecer um ponto. O Alexandre Frota entregou o projeto da
>>> Escola Sem Partido, não foi ele que escreveu o projeto. Não estou dizendo
>>> que o projeto é relevante ou não, eu não o li na integra, mas sei que o
>>> projeto pretende excluir a ideologia partidária bem conhecida que ocorre
>>> nas escolas de ensino básico.
>>>
>>>
>>>
>>> 2016-06-02 23:49 GMT-04:00 Pledson Guedes de Medeiros <
>>> <pledson em ccet.ufrn.br>pledson em ccet.ufrn.br>:
>>>
>>>> Caros,
>>>> Muito boa a reportagem do Valor Econômico que trata da forma de mudança,
>>>> ou seria descaracterização que se deseja no IBGE? Não sei...
>>>>
>>>> Mas não é surpresa pois esse CHOQUE de gestão, em 20 dias, fechou o
>>>> Ministério da Cultura, fechou o Ministério de ciência e Tecnologia e o
>>>> Ministro da Educação, pasmem, recebeu em seu gabinete, o "ator"
>>>> Alexandre
>>>> Frota, que protocolou um documento com pontos para modernização da
>>>> Educação no país...
>>>> Nada contra o, digamos, ator, mas confesso que estou ansioso para ver
>>>> este
>>>> documento com as Novas Diretrizes a serem adotadas na educação. Será
>>>> que o
>>>> Frota deu sugestões para mudanças no Ensino Superior? Isso para não
>>>> falar
>>>> que o próprio ministro havia dito que iria incentivar a pós paga
>>>> (profissionalizante), pois as universidades precisavam atrair
>>>> recursos...
>>>>
>>>> Quanto ao funcionamento de órgãos públicos, onde pessoas assumem chefias
>>>> muitas vezes sem querer, é bom lembrar que o fazem para dar a sua
>>>> contribuição também na parte administrativa, e assim como no IBGE existe
>>>> um corpo técnico comprometido e capaz, isso também existe nas Federais e
>>>> em outros órgãos públicos.
>>>> Dizer que existem Muitos órgãos públicos que funcionam de forma
>>>> ineficiente é desrespeitar os que deram duro para construir diversas
>>>> instituições sérias e eficientes que temos hoje no país, como o IBGE, o
>>>> IMPA, Institutos como o do Cérebro-UFRN, as Federais, os IFRNs, etc...
>>>>
>>>> E por falar em Instituto Millenium (IMIL), um de seus
>>>> membros-fundadores,
>>>> o Rodrigo Constantino, também é Presidente do Conselho do Instituto
>>>> Liberal, que acabou de publicar o texto “Complicação como método
>>>> ideológico” que teve uma repercussão negativa por ofender a comunidade
>>>> cientifica, vejam nota de retratação abaixo
>>>>
>>>> http://jornalggn.com.br/noticia/instituto-liberal-pede-desculpas-por-
>>>> enquadrar-fisica-quantica-como-instrumento-marxista
>>>> <http://jornalggn.com.br/noticia/instituto-liberal-pede-desculpas-por-enquadrar-fisica-quantica-como-instrumento-marxista>
>>>>
>>>> Como bem disse o Basílio, entramos na era das trevas, mas tenho a
>>>> ligeira
>>>> impressão que logo sairemos dela, tamanho o CHOQUE de gestão e falta de
>>>> habilidade das pessoas indicadas...
>>>> Como diz o ditado, quem vai com muita sede ao pote...
>>>> Att
>>>>
>>>> Pledson Guedes de Medeiros
>>>> Professor Associado
>>>> Sala 73 - Departamento de Estatística - CCET - UFRN
>>>>
>>>> #StopTheCoulpInBrazil
>>>>
>>>>
>>>> ---------- Original Message -----------
>>>> From: Doris Fontes <dsfontes em gmail.com>
>>>> To: Dione Maria Valenca < <dione em ccet.ufrn.br>dione em ccet.ufrn.br>
>>>> Cc: abe <abe-bounces em lists.ime.usp.br>, "abe-l em ime.usp.br" <abe-
>>>> l em ime.usp.br>
>>>> Sent: Thu, 2 Jun 2016 20:56:38 -0300
>>>> Subject: Re: [ABE-L] IBGE tem novo presidente
>>>>
>>>> > Valor Econômico:
>>>> > http://www.valor.com.br/brasil/4585317/corpo-tecnico-do-ibge-ve-
>>>> > conflito-de-interesse-em-novo-presidente
>>>> >
>>>> > Em 2 de junho de 2016 17:45, Dione Maria Valenca <dione em ccet.ufrn.br>
>>>> > escreveu:
>>>> >
>>>> > >
>>>> > >
>>>> > >  Totalmente de acordo com o professor Basílio.
>>>> > >
>>>> > > Saudações
>>>> > >
>>>> > > Dione Maria Valença
>>>> > > UFRN
>>>> > >
>>>> > > #StopTheCoulpInBrazil
>>>> > >
>>>> > > --
>>>> > > Open WebMail Project ( <http://openwebmail.org>
>>>> http://openwebmail.org)
>>>> > >
>>>> > >
>>>> > > ---------- Original Message -----------
>>>> > > From: Basilio de Bragança Pereira < <basilio em hucff.ufrj.br>
>>>> basilio em hucff.ufrj.br>
>>>> > > To: matias.lima em ibge.gov.br
>>>> > > Cc: abe <abe-bounces em lists.ime.usp.br>, "abe-l em ime.usp.br" <
>>>> > > abe-l em ime.usp.br>
>>>> > > Sent: Thu, 2 Jun 2016 14:58:22 -0300
>>>> > > Subject: Re: [ABE-L] IBGE tem novo presidente
>>>> > >
>>>> > > > Estamos voltando as trevas com essa gente
>>>> > > > Basilio
>>>> > > >
>>>> > > > Em 2 de junho de 2016 14:30, < <matias.lima em ibge.gov.br>
>>>> matias.lima em ibge.gov.br> escreveu:
>>>> > > >
>>>> > > > > Gabriel
>>>> > > > > Como muito bem colocado pela Denise,  eu também não!!!
>>>> > > > >
>>>> > > > > Saudações
>>>> > > > > Matias
>>>> > > > >
>>>> > > > >
>>>> > > > > José Matias de Lima
>>>> > > > > Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE
>>>> > > > > Rua André Cavalcanti 106
>>>> > > > > 20 231-050 Santa Tereza - Rio de Janeiro
>>>> > > > > Sala 405
>>>> > > > > Telefone (21) 2142 4676 ou 2142 4685
>>>> > > > > e-mail:matias.lima em ibge.gov.br
>>>> > > > >
>>>> > > > >
>>>> > > > >
>>>> > > > > De:        Denise Britz do Nascimento Silva
>>>> <denisebritz em gmail.com>
>>>> > > > > Para:        Gabriel Afonso Marchesi Lopes
>>>> <marchesilopes em hotmail.com
>>>> > > >,
>>>> > > > > Cc:        " <abe-l em ime.usp.br>abe-l em ime.usp.br" <
>>>> abe-l em ime.usp.br>
>>>> > > > > Data:        02/06/2016 14:17
>>>> > > > > Assunto:        Re: [ABE-L] IBGE tem novo presidente
>>>> > > > > Enviado por:        "abe" <abe-bounces em lists.ime.usp.br>
>>>> > > > > ------------------------------
>>>> > > > >
>>>> > > > >
>>>> > > > >
>>>> > > > > Gabriel
>>>> > > > >
>>>> > > > > Não reconheço o IBGE, nem o atual corpo gerencial do IBGE e nem
>>>> a
>>>> mim
>>>> > > > > (como *servidora pública*) na descrição colocada na sua
>>>> mensagem.
>>>> > > > >
>>>> > > > > Saudações
>>>> > > > >
>>>> > > > > Denise
>>>> > > > >
>>>> > > > > Em 2 de junho de 2016 13:41, Gabriel Afonso Marchesi Lopes <
>>>> > > > > *marchesilopes em hotmail.com* <marchesilopes em hotmail.com>>
>>>> escreveu:
>>>> > > > > Prezados,
>>>> > > > >
>>>> > > > > Não conheço o indivíduo, mas ao saber que ele escreve para o
>>>> Instituto
>>>> > > > > Millenium, já comecei vê-lo com bons olhos, impressão que apenas
>>>> foi
>>>> > > > > melhorando ao tomar conhecimento de suas qualificações e de seus
>>>> > > textos.
>>>> > > > > Passa-me a sensação de ser alguém com visão e bom entendimento
>>>> de
>>>> > > mercado.
>>>> > > > >
>>>> > > > > É exatamente o que precisamos nos órgãos públicos: Gestores com
>>>> foco em
>>>> > > > > eficiência, que busquem melhorar a prestação de serviços à
>>>> população
>>>> > > > > concomitantemente com a redução de custos e desperdícios, pois
>>>> hoje o
>>>> > > que
>>>> > > > > mais vemos é servidor público esbanjando verbas e aplicando mal
>>>> aquilo
>>>> > > que
>>>> > > > > é do povo, às vezes por má-fé (forma dolosa) e às vezes por
>>>> imperícia
>>>> > > > > (forma culposa), como nos casos de chefes de departamentos e
>>>> órgãos que
>>>> > > > > fazem bobagens gigantescas em razão de nossa estrutura
>>>> administrativa
>>>> > > no
>>>> > > > > setor público permitir que pessoas sem o mínimo de formação em
>>>> direito,
>>>> > > > > economia, contabilidade e administração ocupem tais cargos.
>>>> > > > >
>>>> > > > > Abraços,
>>>> > > > > --
>>>> > > > > Gabriel Afonso Marchesi Lopes
>>>> > > > > Atuário MTb/MIBA nº 2.068
>>>> > > > > Estatístico CONRE/4ª Região nº 9.765
>>>> > > > > Pós-graduado em Perícia e Auditoria - NECON/UFRGS
>>>> > > > > Currículo Lattes: * <http://lattes.cnpq.br/3963674028217040*>
>>>> http://lattes.cnpq.br/3963674028217040*
>>>> > > > > < <http://lattes.cnpq.br/3963674028217040>
>>>> http://lattes.cnpq.br/3963674028217040>
>>>> > > > > Telefone: (0xx51) 9727.2524
>>>> > > > >
>>>> > > > >
>>>> > > > > ------------------------------
>>>> > > > > Date: Tue, 31 May 2016 21:12:47 -0300
>>>> > > > > From: * <denisebritz em gmail.com>denisebritz em gmail.com* <
>>>> denisebritz em gmail.com>
>>>> > > > > CC: * <abe-l em ime.usp.br>abe-l em ime.usp.br* <abe-l em ime.usp.br>
>>>> > > > > Subject: Re: [ABE-L] IBGE tem novo presidente
>>>> > > > >
>>>> > > > >
>>>> > > > > Dani
>>>> > > > > a notícia apareceu pela primeira vez  hoje mais cedo numa
>>>> matéria
>>>> da
>>>> > > Folha
>>>> > > > > de São Paulo.
>>>> > > > >
>>>> > > > > No IBGE, ainda não fomos comunicados formalmente mas acredito
>>>> que
>>>> > > amanhã
>>>> > > a
>>>> > > > > direção deve dar notícias aos funcionários.
>>>> > > > >
>>>> > > > > Hoje o IBGE publicou a 75a edição do Anuário Estatístico
>>>> Brasileiro.
>>>> > > > >
>>>> > > > > *https://www.facebook.com/ibgeoficial/*
>>>> > > > > < <https://www.facebook.com/ibgeoficial/>
>>>> https://www.facebook.com/ibgeoficial/>
>>>> > > > >
>>>> > > > > Abraços
>>>> > > > > Denise
>>>> > > > >
>>>> > > > >
>>>> > > > >
>>>> > > > >
>>>> > > > >
>>>> > > > > Em 31 de maio de 2016 20:05, Dani Gamerman <*dani em im.ufrj.br*
>>>> > > > > < <dani em im.ufrj.br>dani em im.ufrj.br>> escreveu:
>>>> > > > > Ele é Paulo Rabello de Castro.
>>>> > > > > Para saber mais sobre ele, sugiro visita a
>>>> > > > > *www.institutomillenium.org.br/author/paulo-rabello-de-castro/*
>>>> > > > > <
>>>> <http://www.institutomillenium.org.br/author/paulo-rabello-de-castro/>
>>>> http://www.institutomillenium.org.br/author/paulo-rabello-de-
>>>> castro/>
>>>> > > > > onde ele publicou vários textos.
>>>> > > > >
>>>> > > > > Abs
>>>> > > > > Dani
>>>> > > > >
>>>> > > > >
>>>> > > > > *************************************************
>>>> > > > > Dani Gamerman
>>>> > > > > Depto. de Métodos Estatísticos (DME)
>>>> > > > > Lab. de Sistemas Estocásticos (LSE)
>>>> > > > > Instituto de Matemática - UFRJ
>>>> > > > > *http://www.dme.ufrj.br/dani* <http://www.dme.ufrj.br/dani>
>>>> > > > > *www.statpop.com.br* <http://www.statpop.com.br/>
>>>> > > > > fbook: StatPop, twitter: @blogStatPop
>>>> > > > > *************************************************
>>>> > > > >
>>>> > > > >
>>>> > > > > _______________________________________________
>>>> > > > > abe mailing list
>>>> > > > > *abe em lists.ime.usp.br* < <abe em lists.ime.usp.br>
>>>> abe em lists.ime.usp.br>
>>>> > > > > *https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe*
>>>> > > > > < <https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe>
>>>> https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe>
>>>> > > > >
>>>> > > > >
>>>> > > > > _______________________________________________ abe mailing list
>>>> > > > > *abe em lists.ime.usp.br* < <abe em lists.ime.usp.br>
>>>> abe em lists.ime.usp.br>
>>>> > > > > *https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe*
>>>> > > > > < <https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe>
>>>> https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe>
>>>> > > > >
>>>> > > > > _______________________________________________
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>>>> > > > > *abe em lists.ime.usp.br* < <abe em lists.ime.usp.br>
>>>> abe em lists.ime.usp.br>
>>>> > > > > *https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe*
>>>> > > > > < <https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe>
>>>> https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe>
>>>> > > > >
>>>> > > > > _______________________________________________
>>>> > > > > abe mailing list
>>>> > > > > abe em lists.ime.usp.br
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>>>> > > > >
>>>> > > > >
>>>> > > > >
>>>> > > > > ------------------------------
>>>> > > > >
>>>> > > > >
>>>> > > > >
>>>> > > > > * Esta mensagem é reservada. Sua divulgação, distribuição,
>>>> reprodução
>>>> > > ou
>>>> > > > > qualquer forma de uso é proibida e depende de prévia autorização
>>>> desta
>>>> > > > > Instituição. O remetente utiliza o correio eletrônico no
>>>> exercício
>>>> do
>>>> > > seu
>>>> > > > > trabalho ou em razão dele, eximindo esta Instituição de qualquer
>>>> > > > > responsabilidade por utilização indevida. Se você recebeu esta
>>>> mensagem
>>>> > > por
>>>> > > > > engano, favor eliminá-la imediatamente. This message is
>>>> reserved.
>>>> Its
>>>> > > > > disclosure, distribution, reproduction, or any other form of use
>>>> is
>>>> > > > > prohibited and shall depend upon previous proper authorization.
>>>> The
>>>> > > sender
>>>> > > > > uses electronic mail in the exercise of his/her work or by
>>>> virtue
>>>> > > thereof,
>>>> > > > > and the Institution accepts no liability for its undue use. If
>>>> you
>>>> have
>>>> > > > > received this e-mail by mistake, please delete it immediately.*
>>>> > > > > _______________________________________________
>>>> > > > > abe mailing list
>>>> > > > > abe em lists.ime.usp.br
>>>> > > > > https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe
>>>> > > > >
>>>> > > > >
>>>> > > >
>>>> > > > --
>>>> > > > Basilio de Bragança Pereira, DIC and PhD(Imperial College),
>>>> > > > DL(COPPE) UFRJ-Federal University of Rio de Janeiro *Titular
>>>> > > > Professor of  Bioestatistics and of Applied Statistics (Retired)
>>>> *FM-
>>>> > > > School of Medicine and COPPE-Posgraduate School of Engineering and
>>>> > > > HUCFF-University Hospital Clementino Fraga Filho. *Tel: 55 21
>>>> 3938-
>>>> > > 7045/7047/2618
>>>> > > > www.po.ufrj.br/basilio/
>>>> > > >
>>>> > > > *Mail Address:
>>>> > > > Programa de Produção - COPPE/UFRJ
>>>> > > > Centro de Tecnologia, Bloco F, Sala105 -  Ilha do Fundão
>>>> > > > Caixa Postal 68507
>>>> > > > CEP 21941-972 Rio de Janeiro,RJ
>>>> > > > Brazil
>>>> > > ------- End of Original Message -------
>>>> > >
>>>> > > _______________________________________________
>>>> > > abe mailing list
>>>> > > abe em lists.ime.usp.br
>>>> > > https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe
>>>> > >
>>>> ------- End of Original Message -------
>>>>
>>>> _______________________________________________
>>>> abe mailing list
>>>> abe em lists.ime.usp.br
>>>> https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe
>>>>
>>>
>>>
>>>
>>> --
>>> Prof. Dr. Alexandre G. Patriota,
>>> Department of Statistics,
>>> Institute of Mathematics and Statistics,
>>> University of São Paulo, Brazil.
>>>
>>>
>>> _______________________________________________
>>> abe mailing listabe em lists.ime.usp.brhttps://lists.ime.usp.br/listinfo/abe
>>>
>>>
>>>
>>> _______________________________________________
>>> abe mailing list
>>> abe em lists.ime.usp.br
>>> https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe
>>>
>>>
>>
>> _______________________________________________
>> abe mailing list
>> abe em lists.ime.usp.br
>> https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe
>>
>>
>
> _______________________________________________
> abe mailing list
> abe em lists.ime.usp.br
> https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe
>
>


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Department of Statistics,
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