[ABE-L] Indicador de Alfabetismo funcional (Inaf)

Alexandre Galvão Patriota patriota em ime.usp.br
Ter Abr 11 14:04:04 -03 2017


Prezados,

O Instituto Paulo Montenegro publicou em maio de 2016 o "Estudo especial
sobre alfabetismo e mundo do trabalho". Cinco grupos foram definidos para
retratar distintas condições de alfabetismo: *Analfabeto*, *Rudimentar*,
*Elementar*, *Intermediário* e *Proficiente* (veja a página 5 do documento
disposto no link abaixo para mais detalhes). Os resultados que mais me
chamaram atenção seguem:

   - *Entre as pessoas que cursaram algum ano ou terminaram o ensino médio,
   registramos que** menos da metade (48%) atinge, no máximo, o grupo
   Elementar, 31% ficam no grupo** Intermediário e apenas 9% não demonstram
   restrições para compreender e interpretar** textos em situações usuais e
   resolvem problemas envolvendo múltiplas etapas, operações e**
   informações (grupo Proficiente).*


   - *A grande maioria de quem chegou ou concluiu a educação superior
   permanece nos grupos Elementar (32%) e Intermediário (42%), enquanto apenas
   22% situam-se na condição de Proficiente da escala considerada*"
   (Instituto Paulo Montenegro)

*Fonte*: http://www.ipm.org.br/pt-br/programas/inaf/
relatoriosinafbrasil/Paginas/Inaf-2015---Alfabetismo-no-
Mundo-do-Trabalho.aspx

PS: Eles consideram que a união "Analfabeto ou Rudimentar" forma os
Analfabetos Funcionais, enquanto que a união "Elementar ou Intermediário ou
Proficientes" forma os Alfabetizados Funcionalmente. Parece-me um equívoco,
pois pelas definições dos grupos apenas os Intermediários e/ou Proficientes
conseguiriam interpretar e elaborar síntese de textos diversos.

Saudações,

Prof. Dr. Alexandre G. Patriota,
Department of Statistics,
Institute of Mathematics and Statistics,
University of São Paulo, Brazil.
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