[ABE-L] Formação de Bacharéis em Estatística - Brasil x EUA

Doris Fontes dsfontes em gmail.com
Sex Ago 17 23:51:13 -03 2018


Colegas, boa noite,

Achei esse artigo interessante da ASA:
http://magazine.amstat.org/blog/2018/08/01/2017-degree-report/

Enquanto aqui, desde 2004 (quando eu comecei a acompanhar o Censo do INEP),
temos a seguinte situação, resumidamente:

Nº de programas de Graduação em Estatística aqui e nos EUA, além do
programa de mestrado em estatística. Notem que o número de bacharelados em
estatística aqui no Brasil cresce a partir de 2007, acredito eu, por causa
do REUNI.

[image: image.png]

Sem contar que lá existem muitos programas de graduação e pós somente em
BIOESTATÍSTICA, enquanto que aqui só temos UM programa de mestrado (UEM) e
nenhum bacharelado.

Em termos de egressos, temos a seguinte situação (até o último censo
divulgado do INEP):

[image: image.png]

Um fato relevante nos EUA é a explosão de interessados no programa de AP
STATISTICS: saltou de menos de 8 mil em 1997 para pouco mais de 205 mil
participantes em 2016.

(The AP Statistics course is equivalent to a one-semester, introductory,
non-calculus-based college course in statistics. The course introduces
students to the major concepts and tools for collecting, analyzing, and
drawing conclusions from data. There are four themes in the AP Statistics
course: exploring data, sampling and experimentation, anticipating
patterns, and statistical inference. Students use technology,
investigations, problem solving, and writing as they build conceptual
understanding.
https://apcentral.collegeboard.org/courses/ap-statistics/course)

[image: image.png]



Comparando egressos vs vagas oferecidas pelas universidades brasileiras,
temos:

[image: image.png]



Formandos por tipo de universidade:

[image: image.png]


O número de vagas oferecidas também cresceu a partir de 2007 (REUNI), mas o
número de egressos não aumentou. Está estagnado ou, pior, menor que em
2004. Poderíamos dizer que, a grosso modo, a taxa de evasão da estatística
beira os 75%.

No Brasil já começa a aparecer programas de graduação e pós em Ciência de
Dados, como no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, em Belo
Horizonte (MG). Não sei qual a qualidade desses programas. Alguns cursos de
pós chegam a abordar apenas introdução à estatística.

As vagas para profissionais de Analytics/Big Data/Data Science cresce muito
no mundo  todo. Se você entrar hoje no site do indeed.com e fizer uma busca
por "analytics", vai encontrar algo como 140 mil vagas. Lógico que tem
muita coisa misturada, mas mostra o potencial de mercado para quem sabe
analisar dados. No blog do CONRE-3 de Oportunidades de Trabalho para
Estatísticos (https://www.facebook.com/groups/statjobs/), hoje com pouco
mais de 11 mil membros, temos divulgado mais de 2 mil vagas de trabalho por
ano -- e são vagas parciais, pois muitas empresas publicam apenas na Catho,
ou sequer divulgam (preenchimento através de indicações somente). Se
formamos menos de 400 num ano, está claro que não temos capacidade para
prover profissionais para o mercado interno. Pior ainda, alguns bons
estatísticos saem do país.

Talvez possamos pensar juntos sobre formas de melhorar esse índice de
evasão, num programa conjunto, mais agressivo, de divulgação da nossa área
junto aos alunos do ensino médio. O CONRE-3 tem recursos bem pequenos
(muito em função do desinteresse dos estatísticos pelo seu conselho
profissional -- às vezes até boicote de formandos e professores), mas,
dentro do possível, temos tentado implementar muitos programas de
valorização, divulgação e fortalecimento da nossa profissão: eventos
ligados ao mercado de trabalho, TENDA ESTATÍSTICA (através de esforço
conjunto com a ABE e SBPC) para estudantes de todas as idades, palestras em
escolas ou envio de material de divulgação da estatística aos alunos de EM;
ajuda aos deptos de estatística com palestras e materiais de apoio; ajuda a
eventos variados (como o SINAPE, RBras/SEAGRO, Semests, feira de
profissões, etc). Somos auditados anualmente pelo TCU e não temos muita
flexibilidade para o uso de nossa verba, então, trabalhamos dentro das
nossas possibilidades.

O problema de evasão é grave, triste e precisa ser estudado e combatido.
Alegar simplesmente que os alunos que entram são fracos não é razoável. A
falta de prestígio da nossa área pode atrair um monte de alunos
interessados apenas na baixa concorrência nos vestibulares. Isso não é bom.

Na última reunião que o Julio Trecenti (presidente do CONRE-3) e eu (como
vice-presidente) tivemos no conselho federal, no RJ, discutimos a "morte"
da nossa carreira no mercado de trabalho para o cientista de dados. Já há
deptos de computação interessados em oferecer Bacharelado em Ciência de
Dados, assim como há engenharias interessados em "Engenharia Estatística".

Enfim, pensei em compartilhar um pouco das minhas preocupações.

Bom final de semana e abraços a todos,
Doris
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