[ABE-L] CNPq

Simone Harnik siharnik em gmail.com
Qui Ago 29 13:46:34 -03 2019

Prezadas e prezados,

Assisti ao vídeo inteiro, porque tenho o (mau) hábito de prestar atenção à
notícia completa.

Para a política científica e para o bolsista, é irrelevante se a falta de
orçamento vem da Lei Orçamentária ou de contingenciamento. De todo o modo,
se não tivesse havido contingenciamento, a pasta teria mais recursos e,
evidentemente, existe um percentual de discricionariedade para o
gestor/dirigente. O próprio Julio Semeghini fala isso no vídeo.

Atribuir a responsabilidade à Câmara dos Deputados é uma tentativa de
ocultamento da responsabilidade do governo? Todos sabem que a qualidade de
parte dos parlamentares da Câmara dos Deputados é baixa (pensando no
compromisso com um projeto de país).

É, sim, papel do ministro da Ciência fazer a política científica e garantir
o fomento da ciência. Estamos iniciando o nono mês do ano e a questão,
conhecida desde janeiro, não foi resolvida. Isso se chama incompetência
associada à falta de vontade política. Sim. Porque para a Reforma da
Previdência, houve facilidade para a liberação de recursos.

O ministro afirma que "implorou" ao Paulo Guedes. Implorar? Que tipo de
gestão é essa?

https://g1.globo.com/politica/blog/andreia-sadi/post/2019/08/28/pontes-diz-que-implorou-a-guedes-dinheiro-para-bolsas-do-cnpq-recurso-nao-esta-garantido.ghtml

O governo atual já desqualificou o conhecimento de variadas maneiras
(perseguição às universidades federais, despedaçamento do Censo, demissão
de cientista por discordância na comunicação, censura a uma pesquisa sobre
drogas, corte instantâneo de bolsas da Capes, congelamento de projetos de
pesquisa no CNPq, por exemplo).

Mas a realidade é inexorável: uma hora a fumaça preta chega a São Paulo
(com ou sem erro de medida no percentual de desmatamento). Vamos esperar o
corte das bolsas? Que o mestrando não tenha dinheiro para comer? Que o
pós-graduando não possa pagar aluguel ou morar com alguma dignidade? A
situação é muito grave.

Abraços,

Simone Harnik
Doutoranda em Estatística - IME-USP

PS: Para quem se pergunta se a situação já ocorreu antes? Sim. Mas com
muito mais protagonismo do ministro da Educação e muito menos terrorismo
para os bolsistas. E digo isso sem qualquer afinidade política com o então
ministro.
http://agenciabrasil.ebc.com.br/pesquisa-e-inovacao/noticia/2017-08/kassab-dialoga-com-equipe-economica-para-garantir-recursos-para