[ABE-L] prefiro o carlinhos ao Nate

Jose Carvalho carvalho em statistika.com.br
Ter Jul 15 10:18:14 -03 2014

 Carlinhos, sempre achei a estória do Nate Silver uma "cascata". Como
 advertência, relembro os escritos - muito bem escritos - mas de coisa
 velha, do grande Nassim Taleb, que criticam tais "fenômenos".
 Concordo contigo e com Taleb, em outros termos, que a história não é
 permutável. Logo...

 Você sabe, eu tinha de ganhar a Copa, pois entrei com três times: EUA,
 Alemanha e Brasil. Ganhei, claro. :-)

 Acho que o desempenho da seleção brasileira, medíocre todo o tempo, é
 o retrato do Brasil. Nada novo aqui. "A seleção é a pátria em
 chuteiras", frase atribuída ao ensaísta e dramaturgo Nélson Rodrigues,
 aliás o comentarista da classe média, a pequena burguesia, tida por
 ele como hipócrita. A seleção não teve treinamento, organização,
 empenho. Falta de gestão. Talento individual (suposto) sozinho não
 ganha jogo em esporte coletivo. A falta de gestão e de método levam ao
 aumento da entropia. Segundo dizem, na CBF, et pour cause, levam à
 corrupção. É o retrato do Brasil. Que esperar?

 Agora, de brincadeira: latino americano, hoje em dia, uma ova! E
 torcer pela Argentina? Nem contra o Zimbabwe! (Este parágrafo é todo
 brincadeira). E você está certo - torcer por rubro-negros, também não
 dá. Viva o Flu!

 Abs

PS em matéria de estatística, também sou muito mais o Carlinhos do que
o Nate Silver.

 PPS você sabe que gosto de epistemologia e de filosofia da ciência.
 Mesmo com minha admitida mediocridade, passo aqui meus gurus de
 plantão (lista sempre modificada):

 Nassim Taleb
 Richard Dawkins
 Steven Pinker (e, ascendentemente, Noam Chomsky)

 Atenção, NSA (na escuta, né?): a lista é um atestado ideológico. Mas
eu juro que não mordo.