[ABE-L] índice de produtividade

Carlos Alberto de Bragança Pereira cpereira em ime.usp.br
Dom Nov 9 18:31:13 -03 2014

Índice comparativo de produtividade

Com a nossa idade e tempo de academia somos convocados para dar
pareceres em diversos processos e pedidos de bolsas.  Muitas vezes
somos obrigados a ordenar colegas pela produtividade científica no
trabalho acadêmico.  Como devemos fazer isso é a minha questão, pois
gostamos sempre de racionalidade e não ser influenciados pelo que
gostamos.
Andei então procurando os índices já usados pela nossa comunidade.
Encontrei 3 índices já estabelecidos.

1. Índice h é aquele onde contamos o número h de artigos com mais de h
citações.

2. Índice i10 é aquele que conta o número de artigos com mais de 10 citações.

[Notem que esses dois índices não levam em consideração àqueles
trabalhos com muitas citações que podem ser os mais importantes em
relação aos outros.]

Encontrei então

3. Índice g é aquele que conta o maior número g com total de citações
menor ou igual a g^2.

Estou considerando então que um bom índice deveria ser um número que
levasse em consideração a área do retângulo formado pelos pontos
(0,0), (0,g), (h,g) e (h,0); isto é h*g.

Vou considerar dois exemplos de pesquisadores com muitos artigos.  O
primeiro tem 60 artigos com exatamente 60 citações cada um e o
restante com menos de 60.  O índice h deste pesquisador seria 60 e seu
índice g também seria 60.  Se os artigos restantes tivessem menos de
10 citações o i10 seria também 60.

O segundo pesquisador tem seus 3 artigos mais citados com 3000, 2000 e
1000 artigos e os próximos artigos até o quinquagésimo teriam 50
citações. Os artigos restantes até o de número 84 tiveram 2 citações.
Assim esse segundo pesquisador teve um índice h  e um índice i10 de 50
cada um.  No entanto o índice g deste pesquisador ficou em 85, muito
maior do que o primeiro.  As áreas de nossos quadrados seriam no
primeiro caso 3600 e no segundo caso 4250.  Vejo que colegas meus
possuem um número alto de citações em seus artigos ou livros, mas
estes números não são relevantes nos cálculos de h e i10.

O que os colegas acham de minhas sugestões para sermos mais racionais?
  O índice h leva em consideração o número de artigos com citações mas
abandona, diferentemente do g, o volume de nossas melhores publicações.

Saudações
Carlinhos

--
Carlos Alberto de Bragança Pereira