[ABE-L] índice de produtividade

Paulo C Rodrigues paulocanas em gmail.com
Dom Nov 9 19:34:42 -03 2014

Carlinhos,

acho essa discussão bastante importante e interessante. Envio em anexo um
relatório que foca esse e outros assuntos relacionados com citações. A
discussão da produtividade individual começa no final da página 12.

Sem dúvida que o índice g e mais justo que o índice h! No entanto, ambos
são muito injustos para jovens cientistas que ainda não tiveram tempo para
publicar muitos artigos e ganhar muitas citações. O índice m (índice h
dividido pelo número de anos desde a primeira publicação) no final da
pagina 12 ajuda a compensar esse fato, mas não acho que ainda seja
suficiente (o número de citações deverá crescer de forma exponencial ao
longo da carreira, pelo que essa divisão linear ainda continua a prejudicar
os cientistas mais jovens). Na minha opinião, o "ideal" será combinar o
índice g (e talvez também o h) e uma ponderação (não linear) do numero de
anos após o término do doutorado (ou da data da primeira publicação).

Por exemplo, se pensarmos nas bolsas de produtividade do CNPq de categoria
2, podemos ter um pesquisador com 3 anos após o Doutorado a "competir" com
um outro com 30 anos após o doutorado. Ao não ter em consideração esses
números, os mais jovens "perdem" quase sempre, se forem utilizados os
índice h ou g para avaliar o seu mérito...

Um abraço,
Paulo.

Paulo Canas Rodrigues
Assistant Professor
Department of Statistics, Federal University of Bahia, Salvador, BA, Brazil
Email: paulocanas em gmail.com
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0029960374321970
Web: http://sites.google.com/site/paulocanas/

Managing Editor of the journal Statistics, Optimization and Information
Computing <http://www.iapress.org/index.php/soic>
Co-Editor of the journal Biometrical Letters
<http://www.au.poznan.pl/biometrical.letters/index.php>
Co-Chair of the ISI Young Statisticians Committee
<http://www.isi-web.org/sections/special-interest-groups/44-com/com/257-ys>