[ABE-L] falece Emanuel Pimentel Barbosa

Francisco Louzada louzada em icmc.usp.br
Sáb Nov 15 18:36:17 -03 2014

Prezadas Veronica e Laura, muito obrigado por avisar.

Caros,

É com imenso pesar e tristeza que recebo a notícia do falecimento do Emanuel.

Antes de fazer o meu doutorado, ele foi um dos pesquisadores que me incentivaram na pesquisa, juntamente com os Profs J. Achcar, Josemar Rodrigues, Heleno e Enrico Colosimo, e com o qual tive a oportunidade de publicar alguns trabalhos.
Quando se é um aluno, um gesto amigo, uma dúvida divida, uma discussão despretenciosa  vale muito... e esquecer, jamais!

Talvez pela sua formação em engenharia, nos trabalhos que fizemos juntos, ele tinha a mania de dizer que tinhamos que ter uma “memória de cálculo” precisa! Algo que sempre me deixava intrigado… mas acredito que ajuda quando da aplicação…

O Emanuel fez seu doutorado com o Prof. Jeff Harrison em Wawick, UK, no anos 90. Apesar de ter trabalhado com séries temporais em sua tese, de forma mais específica, com modelos dinâmicos multivariados, tbem trabalhou com análise de sobrevivência e ultimamente com controle de qualidade. Antes da UNICAMP, por vários anos ele foi docente do DEs-UFSCar, onde, de fato tive a oportunidade de conhece-lo.

Por muito tempo tive a oportunidade de conviver com o Emanuel, inseparável do seu suco de laranja, e dividir momentos de inquestionável alegria. Ele, por si só, era uma figura ímpar, cercada por mistérios e códigos a serem decifrados.Simpático, seu encantamento estava em uma postura interrogativa e persuasiva, que se traduzia em uma pessoa amável, amigável e cômica.

Ultimamente, devido a vida cheia de atribulações, acabei me distanciando...
Foi só neste ano, e de forma pessoal no Sinape passado, que novamente nos encontramos. Emanuel tinha a intenção de organizar um evento satélite ao ISI em 2015 com o tema principal direcionado a controle de qualidade. Quem saberia de um feito que não se concretizaria, não?

Anos passados, e os enigmas ao redor do Emanuel estarão por aqui, com sua sua "memória de cálculo”, sempre lembrada junto com suas pretensões de dar mais contribuições à estatística aplicada.

Eu? Só tenho que agradecer por ter tido a oportunidade de dividir momentos bons com um grande amigo.

Deixo aqui os meus pêsames à família, colegas e amigos.

Att

Neto Louzada

Prof. Francisco Louzada
USP  São Carlos   Brazil