[ABE-L] falece Emanuel Pimentel Barbosa

Jorge Alberto Achcar achcar em fmrp.usp.br
Sáb Nov 15 19:19:52 -03 2014

Prezados,

Tive uma grande convivência com o professor Emanuel Pimentel Barbosa quando eu ainda era docente da UFSCAR no inicio de minha carreira nos anos 1980 quando eu voltei de meu doutorado na Universidade de Wisconsin-Madison no ano de 1983.Na época o Emanuel se tornou um grande amigo e tinhamos muitos planos para o desenvolvimento da estatística na UFSCAR (na época a área da estatística ainda era muito incipiente na UFSCAR), alem se ser meu parceiro em disputadas partidas de tênis. Após alguns anos o professor Emanuel se afastou para fazer seu doutorado na Inglaterra.Na sua volta do doutorado eu já tinha me transferido da UFSCAR para a USP-São Carlos e ele na sua volta do doutorado se transferiu para a Universidade Federal de Minas Gerais.Isso não nos impediu de continuarmos conversando muito especialmente sobre o uso de métodos Bayesianos em aplicações, em uma época onde o número de estatísticos Bayesianos era muito pequeno no Brasil. Também tive o prazer de coordenar juntamente com o Emanuel um dos primeiros encontros Bayesianos no início dos anos 1990 no IMECC- UNICAMP. Ele se dedicou de forma ímpar na organização desse evento Bayesiano.
Muitas lembranças do Emanuel.
Meus pêsames para a família do Emanuel e amigos.

Jorge Alberto Achcar